Da RedaçãoGenocídio Armênio

Neto de Cemal Pasha adota a causa do Genocídio Armênio

Via ArmenPress.

urlHasan Cemal (Djemal), repórter do jornal turco “Milliyet”, declarou na conferência “De Deir ez-Zor à Tsitsernakaberd”, organizada 31 de março em Los Angeles pela diáspora Armênia, que compartilha “a dor do genocídio com os armênios”.

Hasan Cemal é neto de Djemal Pasha, um dos organizadores do Genocídio Armênio. A Armenpress relata que em um artigo “Milliyet”, intitulado “O que vai dizer o neto de Cemal?”, Hasan mencionou que durante a conferência que ele proferiu a palavra “genocídio” por várias vezes.

“A dor, é claro, não será esquecida. No entanto não podemos permitir que a dor e a tortura fechem a rota para a paz “, Hasan Cemal escreveu no artigo.

Hasan visitou, em 2008, o Memorial Tsitsernakaberd e colocou uma coroa de flores em memória das vítimas do Genocídio Armênio. Cemal Pasha foi morto em 25 julho de 1922 por Stepan Tsaghikyan e Petros Poghosyan como parte da Operação Nemesis, idealizada e levada à cabo pela Federação Revolucionária Armênia.

Um dos  casos mais emblemáticos da “Nemesis” é o assassinato de Talaat Pasha à luz do dia na cidade de Berlim (Alemanha), em 1921, por Soghomon Tehlirian, jovem que depois foi absolvido por um Tribunal Internacional que considerou o seu ato como “legitima defesa tardia” ao Genocídio Armênio.

url-1

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário