Da Redação

Nova escultura de Botero em Yerevan gera polêmica

O pintor e escultor colombiano Fernando Botero teve uma de suas esculturas em bronze instaladas em Yerevan, capital da Armênia. A escultura “Mulher Fumando” foi instalada no Centro de Artes Cafesjian nessa segunda (27). A escultura provocou grande interesse no público local e até algumas reações contrárias.

O Centro já possuía dois trabalhos incluindo o “Gato” e “Guerreiro Romano”. Outra “Mulher Fumando” do mesmo autor mas feita com mármore branco foi vendida pela Christie’s por $1,6 milhões em 2007.

O célebre escultor afirma que quer influenciar as pessoas através do seu estilo distinto de proporções humanas exageradas e alargadas.

A nova escultura aparentemente não foi bem aceita pelos armênios de Yerevan, que têm reclamado e protestado nos últimos dias. Um jornal local diz “muitos clamam ‘Tirem essa mulher pelada daqui! Tudo o que precisávamos era mais essa imoralidade’. A mulher nua deita-se sobre sua barriga, fuma sem se importar, esparrama-se despreocupada e olha depreciativamente para mundo. Para ser honesto ela está certa.”

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Da Redação

Azerbaijão invade territórios da Armênia em Syunik

Fontes : Asbarez, Azatutyun, Asbarez Forças militares do Azerbaijão…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Milhares de manifestantes em Yerevan exigem a renúncia de Pashinyan

Fontes : Asbarez O Movimento de Salvação da Pátria, partido da…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Prefeito de Yerevan, Taron Margaryan, renuncia ao cargo

Via ArmenianWeekly Após semanas de descontentamento e protestos públicos, o prefeito de Yerevan…
Leia mais

Deixe um comentário