Da RedaçãoGenocídio Armênio

Livros franceses de História ensinam sobre o Genocídio Armênio

Livros de história franceses recém publicados incluem material contando a história do Genocídio Armênio. A autora Valerie Perthue sugeriu que os alunos desenhassem um novo olhar para a história e examinassem vários eventos históricos que normalmente não são incluídos no currículo escolar Europeu.

Enquanto aborda o tema, o livro faz questão de usar a palavra genocídio, não se omitindo da polemica definição. “O Genocídio Armênio visava o massacre em massa pelo Império Otomano, que no começo do século XX estava desenhando a sua queda” diz o livro.

O livro incluiu também episódios franceses controversos, particularmente os que revelam a cooperação estabelecida entre oficiais franceses, Marshal Peten e Hitler durante a ocupação pela Alemanha Fascista. Os processos de colonização francesa da Algeria tanto quanto o de descolonização são amplamente discutidos nos novos livros.

Resta perguntar quando será a vez do Brasil incluir o genocídio nos seu livros de história. Embora o país não reconheça oficialmente o tema não é crime explicar o que aconteceu em livros educacionais.

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais

Deixe um comentário