Na manhã desta terça-feira (29), o deputado origem armênia do Parlamento da Turquia, Garo Paylan divulgou um vídeo de uma carreata que aconteceu na frente ao Patriarcado Armênio em Istambul, na Turquia.
Paylan postou o vídeo em suas redes sociais e comentou: “É uma provocação permitir que tal programa seja realizado na rua onde está o Patriarcado Armênio. Exorto o governo a tomar as medidas necessárias em relação ao nosso patriarcado e às nossas instituições.”
Garo Paylan faz parte do HDP (Partido Democrático dos Povos) e é um grande opositor do governo de Erdogan e de seus partidários do AKP, e inclusive está sendo ameaçado com o fim de seu foro privilegiado. O governo turco é um notório perseguidor de jornalistas e ativistas dos Direitos Humanos.
Ainda nesta terça-feira, um caça SU-25 da Armênia foi derrubado por um caça turco que realizava missões em Ganja, no território do Azerbaijão. O jato armênio foi abatido dentro do espaço aéreo armênio, na região de Vardenis.
O Azerbaijão intensificou seus ataques e ameaças à Armênia e Artsakh a partir do último domingo, e agora conta com apoio formal de Erdogan para reascender a guerra de Nagorno-Karabakh, que congelou com o cessar-fogo de 1994, mantendo Artsakh (Nagorno-Karabakh) sob controle armênio.
Essa é a maior agressão azerbaijana desde os ataques de abril de 2016. Até agora a Armênia contabiliza 84 soldados mortos. O lado azerbaijano não divulgou as suas perdas.