Da Redação

Patriarcado Armênio de Istambul é alvo de carreata azerbaijana

Na manhã desta terça-feira (29), o deputado origem armênia do Parlamento da Turquia, Garo Paylan divulgou um vídeo de uma carreata que aconteceu na frente ao Patriarcado Armênio em Istambul, na Turquia.

Paylan postou o vídeo em suas redes sociais e comentou: “É uma provocação permitir que tal programa seja realizado na rua onde está o Patriarcado Armênio. Exorto o governo a tomar as medidas necessárias em relação ao nosso patriarcado e às nossas instituições.”

Garo Paylan faz parte do HDP (Partido Democrático dos Povos) e é um grande opositor do governo de Erdogan e de seus partidários do AKP, e inclusive está sendo ameaçado com o fim de seu foro privilegiado. O governo turco é um notório perseguidor de jornalistas e ativistas dos Direitos Humanos.

Ainda nesta terça-feira, um caça SU-25 da Armênia foi derrubado por um caça turco que realizava missões em Ganja, no território do Azerbaijão. O jato armênio foi abatido dentro do espaço aéreo armênio, na região de Vardenis.

O Azerbaijão intensificou seus ataques e ameaças à Armênia e Artsakh a partir do último domingo, e agora conta com apoio formal de Erdogan para reascender a guerra de Nagorno-Karabakh, que congelou com o cessar-fogo de 1994, mantendo Artsakh (Nagorno-Karabakh) sob controle armênio.

Essa é a maior agressão azerbaijana desde os ataques de abril de 2016. Até agora a Armênia contabiliza 84 soldados mortos. O lado azerbaijano não divulgou as suas perdas.

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário