Número de jogadores brasileiros na primeira divisão armênia diminuiu em relação à temporada 2019-20.
O Campeonato armênio, que na temporada 2019-20 contou com a presença de 14 brasileiros, terá na temporada 2020-21 apenas nove.
O Ararat-Armênia, que não contava com brasileiros na última temporada, recebe agora o lateral direito paulista “Alemão”.
O Ararat Yerevan tinha 7 brasileiros no time na temporada 2019-20 está passando por uma reformulação e dispensou todos os brasileiros. Dois deles foram para o Urartu.
O Alashkert contratou o ponta-direita Perdigão e agora é o clube armênio com mais brasileiros, 4 no total. O Lori manteve o zagueiro Luiz Matheus.
O FC Van contratou o brasileiro Ebert que na última temporada defendeu o Urartu.
Noah, Shirak, Pyunik e Gandzsar atualmente não possuem jogadores brasileiros em seus elencos.
Ararat-Armênia – 1 Brasileiro
Alemão – 27 anos – Lateral Direito
Formado no São Carlos, Alemão tem passagem por diversos times da segunda divisão de Portugal. Seu último clube em terras lusitanas foi o Oliveirense, ele chegou ao Ararat-Armênia no dia 23 de julho de 2020.
Alashkert – 4 Brasileiros
Perdigão – 29 anos – Ponta direita
O ponta-direito Perdigão chegou ao Alashkert no final de julho de 2020 após deixar o Leixões, equipe de Portugal. Ele passou 9 temporadas no futebol português onde passou por algumas equipes da segunda divisão. No Brasil a única equipe onde Perdigão atuou foi o Cianorte do Paraná em 2011.
Tiago Cametá – 28 anos – Lateral Direito
Iniciou sua Carreira no Remo-PA em 2013, mas foi no Ceará que ele disputou mais partidas, 71 no total, jogou também no Brasil de Pelotas e Ponte Preta além de passagens apagadas por Fortaleza, Avaí e Vila Nova. Ele estava sem clube quando foi contratado em julho de 2019 pelo Alashkert onde já disputou 25 jogos em sua primeira experiência fora do futebol brasileiro.
Tiago Galvão – 30 anos – Meia
Formado na base do Paulista de Jundiaí, foi para a Sérvia em 2011 onde passou a maior parte da carreira. Ele também passou pela Moldávia, Portugal e estava jogando em Malta quando foi transferido para o Alashkert em julho de 2019. Ele já disputou 27 partidas, marcou 8 gols e 7 assistências pelo Alashkert sendo um dos destaques da equipe na última temporada.
Bryan – 28 anos – Lateral Esquerdo
Contratado em fevereiro de 2020, Bryan já atuou pelo Cruzeiro, América Mineiro, Ponte Preta e Ceará, além de uma curta passagem pelo Benfica de Portugal. Ele disputou 11 partidas, marcou um gol e três assistências pelo Alashkert.
Urartu – 2 Brasileiros
James – 25 anos – Lateral Esquerdo.
Após uma temporada no Ararat Yerevan, James foi transferido para o Urartu na janela de transferências de julho de 2020. Formado na base do Bragantino, não se firmou no futebol brasileiro e após passar por times do nordeste ele foi transferido do Campinense-PB ao Ararat-Yerevan em agosto de 2019 onde fez 13 partidas.
Vitinho – 22 anos -Meia
Outro jogador transferido do Ararat Yerevan para o Urartu em 2020 é o meia Vitinho. Após sair do Novorizontino, seu clube formador, ele foi transferido para o Ararat Yerevan em setembro de 2019 onde atuou por apenas 13 partidas.
Lori – 1 Brasileiro
Luiz Matheus – Zagueiro – 27 anos
Em sua primeira experiência internacional, o zagueiro Luiz Matheus chegou ao Lori na janela de transferências de julho de 2019. Formado na equipe do Avaí, passou pelas equipes paulistas do Santo André, Taubaté e Batatais. Ele estava sem clube desde outubro de 2018.
Van – 1 Brasileiro
Ebert, 27 anos – Lateral Esquerdo
Recém-chegado ao Van, Ebert já jogou no Internacional-RS e teve passagens pela Bulgária e Ucrânia, na temporada, 2019-20 ele atuou pelo Urartu.