ConheçaTudo

Conheça: Wordtris, o jogo coproduzido pelo presidente da Armênia para GameBoy

O atual presidente da Armênia, Armen Sarkissian, foi um dos autores de um dos primeiros jogos educativos para computador, Gameboy e Super Nintendo em 1991, a adaptação de Tetris, Wordtris.

Sarkissian se formou no Departamento de Física e Matemática da Universidade Estadual de Yerevan.

Ele atuou como professor de física na Universidade Estadual de Yerevan entre 1976 e 1984. Em 1988, tornou-se Chefe de Modelagem Computacional de Eventos Físicos Complexos no Departamento de Física Teórica da mesma universidade. Mais tarde, tornou-se professor da Universidade de Cambridge.

Um dos modelos matemáticos que projetou em um grupo da Universidade de Yerevan tinha aplicação em diferentes setores.

“Um, por exemplo, é a modelagem em tempo real. Por exemplo, imagine que você deseja construir uma usina térmica ou uma usina nuclear e deseja modelá-la. O desastre de Chernobyl aconteceu como resultado do fato de as pessoas serem educadas no sistema real. Depois disso, foi dada uma tarefa para modelá-lo em um computador. Tornou-se claro que pode ser aplicado em outros setores, por exemplo, biologia, ciências sociais. Acabou que também pode ser usado em tradução mecânica”, disse Sarkissian em entrevista à Armenpress.

Ele acrescentou que, como uma opção simplificada de modelagem, eles começaram a criar o Wordtris. “A IBM e a Nintendo compraram esse jogo conosco, e a empresa que possuía os direitos autorais do jogo se chamava Armenika. Esta empresa está registrada em Delaware e já teve sucessos dos EUA até a Coréia”, disse Sarkissian.

No jogo, o jogador precisa combinar letras caindo para que formem palavras (de três letras ou mais) para que as peças sejam eliminadas e sejam computados pontos. As palavras podem ser formadas na vertical ou horizontal e existe uma palavra escolhida em cada nível que quando formada elimina todos as peças em jogo (e soma mais pontos).

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Artsakh

A luta dos armênios de Artsakh por um futuro incerto

Por Marut Vanyan O impacto inicial diminuiu, e a atenção também, ao que parece. O que preocupa…
Leia mais
Da Redação

Armênia nega pedido de extradição de homem gay checheno procurado pela Rússia

Fontes : The Moscow Times Um tribunal em Yerevan rejeitou em janeiro…
Leia mais
Da Redação

Armênia reconhece o Estado da Palestina

Fontes : ArmRadio O Ministério das Relações Exteriores da Armênia…
Leia mais

Deixe um comentário