EsportesTudo

Raio-X dos jogadores brasileiros na Armenian Premier League

O Campeonato Armênio de Futebol (Armenian Premier League) não é um dos mais relevantes do mundo, mas mesmo assim conta com um grande contingente de brasileiros, com 14 atletas vindos do Brasil.

Metade das equipes que disputam a primeira divisão possuem pelo menos um jogador brasileiro no elenco. Garotos recém-saídos da base em busca de experiência internacional, veteranos com passagens por diversos times buscando consolidação e melhores contratos, jogadores sem clube tentando retomar a carreira.

Alguns atletas consolidam-se na Armênia e viram ídolos como o meia Marcos Pizzelli que se naturalizou armênio e se tornou um dos maiores jogadores da seleção, outros retornam ao Brasil e se destacam no cenário nacional como atacante William Pottker.

Na temporada 2019-20, quatorze atletas brasileiros participam do campeonato armênio, a equipe com mais brasileiros é o Ararat-Yerevan com 7 jogadores, seguido do Alashkert com 4. Lori, Gandzasar e Urartu contam com 1 jogador cada. Ararat Armênia, Pyunik, Noah, Shirak e FC Yerevan não possuem brasileiros em seus elencos.

A Armenian Premier Legue volta de sua paralização por conta da pandemia do novo coronavírus neste sábado, dia 23 de maio (Leia aqui!


Conheça os brasileiros que disputam a Armenian Premier League:

 


Ararat-Yerevan: 07 Jogadores Brasileiros

João Maistro, 19 anos – Zagueiro
O atleta da base do XV de Piracicaba foi emprestado ao Ararat em agosto de 2019 e retornará ao Brasil em junho de 2020.

Igor Aguiar, 19 anos – Atacante
Outro jovem do XV de Piracicaba emprestado ao Ararat é o atacante Igor Aguiar, com 4 gols na temporada é um dos artilheiros da equipe.

Weslen, 20 anos – Atacante
Jogador pertencente ao São Bernardo, Weslen já marcou 4 gols na temporada e seu empréstimo ao Ararat se encerra em junho de 2020.

James das Neves, 24 anos – Lateral Esquerdo
Formado na base do Bragantino, não se firmou no futebol brasileiro e após passar por times do nordeste ele foi transferido do Campinense-PB ao Ararat- Yerevan em agosto de 2019.

Rafinha, 20 Anos – Lateral Esquerdo
O jovem lateral do Atlético-Go chegou em janeiro de 2020 e tenta se firmar no elenco do Ararat.

Sidney, 20anos – Lateral Esquerdo
Com passagem pelo futebol Ucraniano o garoto de Diadema busca espaço no Ararat.

Vitinho, 20 anos – Meio-campista
Após sair do Novorizontino em setembro de 2019 o meia tem sido pouco utilizado no Ararat.

 


Alashkert: 4 Jogadores Brasileiros

Gustavo Marmentino, 26 anos – Atacante
Jogador criado na Base no Athlético paranaense, Gustavo ainda tem contrato vigente com o clube Brasileiro e Está emprestado ao Alashkert desde 2018. Ao longo da carreira ele já passou pelo futebol indiano, pelos Emirados Árabes e também por times brasileiros como Audax e Sampaio Correia. Na temporada 2019-2020 ele já marcou 11 gols e é o atual artilheiro da Equipe.

Tiago Cametá, 28 anos – Lateral Direito
Iniciou sua Carreira no Remo-Pa em 2013, mas foi no Ceará que ele disputou mais partidas, 71 no total, jogou também no Brasil de Pelotas e Ponte Preta além de passagens apagadas por Fortaleza, Avaí e Vila Nova, Ele estava sem clube quando foi contratado em Julho de 2019 pelo Alakshert onde já disputou 22 jogos em sua primeira experiência fora do futebol brasileiro.

Tiago Galvão, 30 anos – Meio-Campista
Formado na base do Paulista de Jundiaí, foi para a sérvia em 2011 onde passou a maior parte da carreira, ele também passou pela Moldávia, Portugal e estava jogando em Malta quando foi transferido para o Alashkert em julho de 2019. Com 5 gols na temporada ele é vice-artilheiro da equipe.

Bryan, 28 anos -Lateral Esquerdo
Contratado pelo Alashkert em fevereiro de 2020, Bryan já atuou pelo Cruzeiro, América (MG), Ponte Preta e Ceará, além de uma curta passagem pelo Benfica de Portugal. Ele disputou apenas uma partida pelo Alashkert.

 



Urartu = 01 Jogador Brasileiro

Ebert, 26 anos – Lateral Esquerdo
Recém-chegado ao Urartu, Ebert já jogou no Internacional-RS e teve passagens pela Bulgária e Ucrânia, ela ainda não disputou nenhuma partida pelo Urartu.

 

 


Lori = 01 Jogador Brasileiro

Luiz Matheus, 27 anos – Zagueiro
Ex-jogador do Avaí estava há algum tempo sem time, após passagens por Santo André, Taubaté e Batatais. Foi contratado em julho de 2019 pelo Lori onde já disputou 14 partidas e marcou 2 gols.

 



Gandzasar = 01 Jogador Brasileiro

Juninho, 28 anos – Meia
Com passagem por Portugal, Juninho chegou ao Gandzasar em fevereiro de 2020 e disputou apenas duas partidas.

 


 

Sobre o autor

Artigos

Paulistano, pai do Victor. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, Doutor Palhaço aos finais de semana, torcedor fanático do Ararat Yerevan, fã do SOAD e por consequência da cultura Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armenian Premier League volta com estádios vazios neste sábado

Os times do Shirak e Lori entram em campo no próximo sábado, 23 de maio, às 9:30h…
Leia mais
EsportesTudo

Campeonato Armênio de Futebol 2018 será decidido na última rodada

Shirak e Alashkert ainda têm chances reais de título.   Artigo escrito por Jonas Verás…
Leia mais
Esportes

Héber Araújo foi mais um brasileiro que brilhou no campeonato armênio

Com informações do Globo Esporte Héber Araújo é um rondoniense da cidade de Colorado do Oeste…
Leia mais

Deixe um comentário