Da RedaçãoTudo

Amulsar: a disputa entre mineradora e ambientalistas que coloca a água da Armênia em risco

AFP, News.am

Os moradores armênios estão presos no que eles dizem ser uma batalha ao estilo de Davi e Golias pelo meio ambiente e seus meios de subsistência, vigiando o tempo todo para proteger suas terras de uma empresa multinacional de mineração.

Os manifestantes dizem que a mineração planejada de ouro no sul não apenas poluirá a água potável, mas também danificará alguns dos principais pontos turísticos do país. O primeiro-ministro Nikol Pashinyan, no entanto, insiste que o projeto no Monte Amulsar é uma fonte vital de investimento estrangeiro e um sinal de que seu país está aberto para negócios.

“A mina poluirá a água, o solo e o ar”, disse Erazik Stepanyan, 57 anos, de Gndevaz, uma pequena vila a poucos quilômetros do Monte Amulsar. “Não queremos que nossos filhos sofram de doenças graves, não vamos deixar ninguém contaminar nossa natureza”.

O projeto está sendo desenvolvido pelo maior investidor estrangeiro da Armênia, a empresa britânica-americana Lydian. As obras estão paradas há mais de um ano depois que ativistas e moradores locais organizaram protestos, bloqueando o acesso ao canteiro de obras.

“Vamos lutar até o fim para que Amulsar nunca se torne uma mina”, disse Suzi Hunanayan, 18 anos, cuja família participou dos protestos. O sentimento é compartilhado na cidade termal de Jermuk, onde os moradores locais temem que a mina destrua sua principal fonte de renda.

“Nenhum turista virá a Jermuk se uma mina tão perigosa estiver sendo explorada nas proximidades. Nossos negócios serão destruídos”, disse Mkhitar Stepanyan, que vende ervas medicinais. “Ninguém vai comprar minhas ervas com medo de serem envenenadas pelas descargas da mina”, disse ele, olhando ansiosamente para os feixes de camomila, erva de São João e hortelã empilhados em seu quiosque.

A mina planejada está próxima das fontes de rios que deságuam no Lago Sevan, outro atrativo turístico e a principal fonte de água potável do país.

Manifestações contra a mina se espalharam pela capital Yerevan, onde milhares de pessoas saíram às ruas no ano passado cantando: “Não ao desastre ecológico!”. Em agosto de 2019, manifestantes bloquearam o palácio presidencial e o parlamento do país, exigindo que o projeto fosse abandonado.

A Lydian, que já gastou cerca de R$1.6 bilhões para desenvolver os depósitos de minério de ouro de Amulsar – que contêm cerca de 40 toneladas de ouro puro – descartou os temores dos ecologistas como infundados. A empresa denunciou uma “enorme desinformação em torno do projeto Amulsar” como parte de uma “campanha de empresas de mineração rivais”. “A Lydian tem sido totalmente transparente em suas práticas ambientais e operacionais. Essas práticas atendem ou superam todos os padrões internacionais aplicáveis”, disse à AFP o diretor-gerente da empresa, Hayk Aloyan.

A montanha de Amulsar

Mas os ecologistas locais alertam para os perigos em potencial.

Karine Danielyan, chefe da ONG Association for Sustainable Human Development, disse que os produtos químicos usados no processo de mineração podem levar à oxidação da água nos principais rios. Isso os tornaria “inutilizáveis para irrigação e bebida”. “A poluição da água pode prejudicar irreparavelmente o ecossistema do lago Sevan e as fontes de água mineral em Jermuk”, o resort que deu nome à marca de água mineral mais famosa da Armênia, disse ela.

O diretor do Instituto de Física Química da Armênia, Seyran Minasyan, alertou para “consequências ecológicas incontroláveis” se o projeto receber aval. “Todas as minas da Armênia estão sendo exploradas de forma bárbara, sem respeitar as normas ecológicas”, acrescentou.

Em uma declaração em vídeo publicada quando os protestos eclodiram em Yerevan, Pashinyan insistiu que o projeto seria concluído e minimizou os possíveis riscos ecológicos. Ele disse que o clima de investimento da Armênia será seriamente danificado se o projeto – que poderá aumentar o PIB da Armênia em R$ 750 milhões por ano e criar centenas de empregos bem remunerados – for insuficiente.

Analistas políticos disseram que o apoio de Pashinyan ao projeto abalou a confiança do público no líder, que desfrutou de ampla popularidade entre os armênios, há muito frustrado com as elites corruptas que ele varreu do poder. “Ele está sob forte pressão da sociedade civil e de uma grande corporação transnacional apoiada pelos governos dos EUA e da Grã-Bretanha.”

Em março deste ano, Pashinyan declarou: “Eu tenho um grande desacordo com muitas, muitas pessoas sobre Amulsar”, disse Pashinyan. “É que vários de nossos amados compatriotas dizem que a mina não deve funcionar, enquanto vários [outros] compatriotas dizem que deve funcionar. Eu tenho discordâncias com os dois. Eu digo que devemos seguir a verdade até o fim; além disso, a história dos últimos meses mostra que esse não é um caminho fácil “.

O Primeiro Ministro disse que muito trabalho foi feito nos últimos meses sobre o Amulsar. “Sou uma das poucas pessoas que não têm outro interesse que não os interesses da Armênia em relação ao Amulsar”, acrescentou. “Aprofundamos o problema e perguntamos se a avaliação de impacto ambiental da Amulsar foi avaliada por seu grau de precisão.

A segunda questão é se os resultados de pesquisas realizadas aqui no passado, nos tempos soviéticos, foram levados em consideração nos processos relacionados a minas.

A terceira questão é a seguinte: O Comitê de Investigação compilou um questionário composto por 154 perguntas como resultado do debate entre Elard e a Armênia Lydian, que será enviado também às ONGs envolvidas, também à Academia Nacional de Ciências, para que esse questionário seja esclarecido, em torno do qual haverá um questionamento final dos representantes de Elard e Lydian.”

Ele enfatizou que não deve haver riscos para o ar e a água. “A questão é se a mina pode ser operada de forma que o ar e a água (…) não sejam poluídos”, acrescentou Pashinyan.

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário