Da RedaçãoTudo

Declaração oficial do Primeiro Ministro da Armênia sobre o COVID-19

Leia abaixo a declaração oficial do Primeiro Ministro armênio à nação com relação aos esforços do país para conter o rápido avanço do coronavírus COVID-19. A declaração foi publicada no último dia 24 de março no site oficial primeminister.am

“Caros compatriotas,
Orgulhosos cidadãos da República da Armênia,

Como toda a humanidade, a Armênia e o povo armênio estão enfrentando um desafio global hoje.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a nova epidemia de coronavírus não está apenas se espalhando por todo o mundo, mas está ganhando força. Existem mais de 350.000 casos confirmados de coronavírus em todo o mundo e mais de 16.000 pessoas morreram de infecção.

O que sabemos sobre o coronavírus? É uma infecção que passa rapidamente de pessoa para pessoa pelo ar, atinge o sistema respiratório humano, se manifesta como tosse seca e prolongada, respiração pesada, acompanhada de febre e, eventualmente, leva a casos graves de pneumonia.

Enquanto isso, a experiência internacional mostrou que um paciente infectado por coronavírus pode não apresentar nenhum sintoma. Ou seja, uma pessoa pode ser infectada sem sofrer problemas respiratórios ou febre. Nesses casos, é muito provável que uma pessoa não tenha consciência de que está infectada e será curada sem nenhuma intervenção e, portanto, a doença não representará nenhum perigo para ela.

O problema é que, durante esse período, eles podem infectar muitos amigos, parentes e membros da família. Para muitos deles, a doença também não representa um risco sério. A experiência mundial mostrou que o vírus é razoavelmente seguro para crianças, jovens e suas principais vítimas são aquelas com mais de 70 anos de idade e pessoas com patologias crônicas.

E, portanto, a principal tarefa é proteger nossos compatriotas não saudáveis, nossos pais, avós e fazer de tudo para impedir que eles contraiam infecções.

Obviamente, o fato da infecção em si não é um veredicto. Mais de 100.000 pessoas foram tratadas com sucesso contra o coronavírus em todo o mundo, incluindo pessoas com mais de 70 anos, até um paciente de 95 anos foi tratado, mas toda vida é inestimável e devemos fazer tudo para evitar mortes.

Isso é exatamente o que nossos esforços buscaram desde o início. Paramos o processo acadêmico nas escolas e outras instituições de ensino, não apenas para proteger as crianças da infecção, mas também para impedir sua proliferação. Isso pode levar a restrições mais rigorosas no futuro. E nossa tarefa não é apenas impedir a propagação da infecção, mas também proteger nossos grupos mais vulneráveis e aliviar o fardo muito pesado para o sistema de saúde.

Caros compatriotas,

Temos as seguintes estatísticas hoje às 18:00: 249 casos confirmados de coronavírus. A maioria dos pacientes está hospitalizada no Hospital de Doenças Infecciosas de Yerevan; outros estão sendo tratados em outras instalações médicas.

Alguns deles nem sequer têm febre neste momento, o que nos dá esperança de que muitos serão curados mesmo sem intervenção médica e que, neste momento, o principal motivo de sua permanência no hospital é não infectar outros cidadãos.

Existem 11 pessoas com mais de 65 anos e 5 com mais de 70 anos entre os nossos compatriotas infectados. Felizmente, não temos pacientes com mais de 80 no momento.

Temos 30 pacientes com pneumonia, 5 deles são mantidos em enfermarias de terapia intensiva e, infelizmente, um deles, nosso compatriota de 77 anos, está em estado crítico. Os médicos dizem que a condição de saúde de quatro pacientes é grave.

Temos 868 cidadãos isolados, mais de 2419 cidadãos se auto-isolaram em casa e espero que cumpram rigorosamente as regras de isolamento.

No que se refere à cobertura geográfica, temos casos de coronavírus em Yerevan e em Armavir, Ararat, Aragatsotn, Kotayk, Syunik, Shirak e Lori.

Conhecemos a origem da maioria desses casos. Como já foi dito, tivemos três ramoificações em desenvolvimento para a disseminação do coronavírus – nossos compatriotas vindos do Irã, nossos compatriotas de Echmiadzin e compatriotas da fábrica de roupas de Yerevan.

Nossos esforços interromperam o desenvolvimento dos ramificações do Irã e Echmiadzin, e agora estamos tentando impedir o desenvolvimento da ramificação de Yerevan.

No entanto, as descobertas dos diagnósticos de 23 de março mostram que a ramificação de Yerevan pode estar fora de controle ao registrar novos casos em outras oficinas em Yerevan e Charentsavan, o que nos levou a concluir que levaria uma semana ou mais de restrições estritas.

Consequentemente, novas restrições deverão ser implementadas por pelo menos uma semana a partir de agora, o que significa que milhares de empresas verão suas operações suspensas; apenas as atividades de entidades vitais serão permitidas durante esse período. Nossos concidadãos que saem às ruas terão que explicar claramente para onde estão indo e essas explicações devem se encaixar na lógica dos deslocamentos vitais das pessoas. Os cidadãos terão que levar passaportes ou cartões de identidade ao sair de casa. O comandante requerirá que o cidadão preencha obrigatoriamente um formulário de deslocamento.

O Gabinete do Comandante já publicou a lista de atividades de emergência, e não vejo necessidade de me referir a ela. Apenas para mencionar que todos os restaurantes e cafés devem estar fechados por pelo menos uma semana a partir de hoje; lojas, farmácias e bancos funcionarão e, é claro, os cidadãos terão a oportunidade de fazer compras, visitar farmácias e bancos, mas eu gostaria de pedir a todos para aproveitar ao máximo os serviços on-line: compras on-line, pagamentos on-line e banco on-line.

Caros compatriotas,

Sei que muitos de vocês não têm experiência no uso de tais serviços, mas esta é uma ótima oportunidade para aprender e se acostumar com esses utilitários tecnológicos modernos, especialmente porque esses serviços definitivamente tornarão sua vida mais confortável não apenas durante esta epidemia, mas também mais tarde.

Gostaria de me desculpar por essas restrições e inconvenientes. Espero que todos entendam que isso está sendo feito para garantir sua própria segurança e a de nossos pais e avós.

Devo também observar que os pensionistas que costumavam receber suas pensões em dinheiro não precisarão ir para os correios este mês e receberão a pensão em seu local de residência pelos grupos móveis do Haypost.

Também está estipulado que todas as lojas, farmácias e bancos servirão apenas cidadãos com mais de 65 anos, das 10 às 12 horas. Exorto todos os outros cidadãos a não fazer compras nessas horas.
É minha convocação e pedido a todos vocês que acatem esta situação, perigos, restrições e deixem sua casa somente quando tiver uma necessidade vital, com passaporte ou carteira de identidade, para não se reunir em mais de grupos de dois, mesmo em pátios , salas de encontros ou bairros. E, em geral, siga rigorosamente todas as instruções do comandante. Respeite as regras antiepidêmicas enquanto estiver em casa e siga as instruções do Ministério da Saúde.

Caros compatriotas,

O Fundo Monetário Internacional já declarou que 2020 será um ano de recessão para a economia global. Segundo algumas estimativas, a recessão será ainda pior do que a que enfrentamos durante a crise econômica de 2008-2009. A previsão é um pouco melhor para a Armênia, mas obviamente perderemos a taxa de crescimento que alcançamos em 2019 devido ao trabalho conjunto. Mas, como eu disse no passado, percebemos essa situação não como uma tragédia, mas como uma nova oportunidade para melhorar a posição da Armênia na economia global e implementar nossa agenda de revolução econômica de forma mais eficaz e em ritmo mais acelerado.

Prevê-se que o PIB global sofra uma queda de US $ 3 trilhões, o que significa que haverá muito espaço disponível no mercado global. E temos que dizer a nós mesmos que pelo menos um nicho desocupado de US $ 30 bilhões deve ser ocupado pela Armênia, e esse problema deve ser resolvido nos próximos cinco anos. Isso significa que precisamos definir uma tarefa para suprir 1% dessa lacuna no mercado global e acredito que podemos fazer isso.

Hoje, o mundo é fascinado pelo talento dos empresários armênios, graças aos quais a Armênia não teve escassez de alimentos e bens de consumo nos momentos mais críticos do coronavírus. E isso se deve ao talento de nossos trabalhadores.

Gostaria de declarar que o governo desenvolveu etapas claras para apoiar a parte competitiva e promissora de nossos negócios, e os primeiros pacotes para esse efeito serão aprovados na próxima reunião do Gabinete.

Um total de 150 bilhões de AMD será fornecido não para resistir à crise mas para preparar nossas vitórias no período pós-crise. Durante a próxima reunião do Gabinete, adotaremos um programa de larga escala para apoiar o setor agrícola. Conforme prometido, as taxas de juros de todos os tipos de empréstimos agrícolas recém-emitidos serão pagas pelo Governo, e condições privilegiadas serão criadas para todas as cooperativas agrícolas recém-criadas.

A propósito, as atividades agrícolas não devem ser suspensas durante esses dias, e peço a todos os nossos agricultores que participem ativamente da campanha agrícola, porque o Gabinete do Comandante declarou que as atividades agrícolas são uma questão de necessidade primária.

Eu também gostaria de declarar que um pacote especial será adotado na próxima reunião do Gabinete para possivelmente lidar com quaisquer gargalos relacionados à liquidez e fornecer às empresas a liquidez necessária, incluindo a colocação de empregos e a folha de pagamento.

O governo continua trabalhando em um pacote de assistência social sob o qual forneceremos cerca de 25 bilhões de Drams de forma mais direcionada e eficiente, e nosso trabalho continuará em todas essas áreas. Introduziremos novas idéias, pacotes e programas para apoiar os trabalhadores nesta situação crítica. Isso está fora de questão.

Mas gostaria de chamar a atenção de todos para outro fato e outra circunstância. Esses momentos de ficar em casa, isolado e auto-isolado são extremamente convenientes para a leitura, o pensamento, o planejamento do nosso futuro sonhado e a sobrecarga de determinação em dar vida a esse futuro.

Este é o melhor momento para a auto-reflexão, para se libertar de maus hábitos, porque nesses momentos percebemos o quanto somos vulneráveis e em momentos críticos nos deparamos com os desafios de um estilo de vida pouco saudável: dieta pouco saudável, vida sedentária, excesso de peso, fumar, fumar.

Peço que você use esse tempo para parar de fumar, se livrar do excesso de peso e adotar uma cultura alimentar leve.

Peço que você aproveite esta oportunidade para se isolar de manhã para correr, andar de bicicleta ou ginástica, é claro, mantendo essa distância social de pelo menos 10 metros e excluindo esportes coletivos pelo menos na próxima semana. O comandante determinou essa oportunidade por sua decisão.

Exorto você a usar esse período para mudar nossa atitude em relação à nossa terra natal, nossos compatriotas para melhor e realmente tentar tratar nossa terra natal como um lar, como um povo, como uma família, nossos compatriotas como membros da família.

Peço que você leia o máximo possível, preencha seu próprio conhecimento e pense, pense no futuro e no que cada um de nós deve fazer para tornar esse futuro nosso. cada um de nós, como indivíduos, e nós, como povo e estado, devemos buscar, não a compaixão e a compaixão dos outros, mas respeito e reverência, admiração e amor; Antes de nossos ancestrais e gerações futuras, e mesmo no momento mais crítico, não devemos esquecer que descendemos do patriarca Hayk, e nosso nome é armênio.

E como o clássico dizia: Babilônia era nossa rival, mas veja como se foi como uma névoa do mal.

O coronavírus também desaparecerá como uma névoa maligna e veremos no futuro que estamos construindo em nossa mente coletiva.

Isto é especialmente verdade para os nossos médicos, profissionais de saúde que lutam contra uma infecção autodestrutiva. Agradeço aos nossos profissionais de saúde, à Polícia, ao Serviço Nacional de Segurança, ao Ministério de Serviços de Emergência, a outras agências estatais, ao setor privado e a todos os voluntários que vieram apoiar nossos médicos e defender a luta contra a epidemia.

E, é claro, um voto especial de agradecimento a nossos soldados, oficiais e generais que estão vigiando a segurança da Pátria nesses tempos turbulentos.

E, finalmente, desejo concluir minha declaração com boas notícias. Quatro pacientes com coronavírus receberam alta do hospital e 37 estão de volta em casa, isolados.

Derrotaremos o coronavírus passo a passo.

Desejo saúde robusta a todos os nossos cidadãos infectados. Desejo paciência a todos os nossos cidadãos isolados e auto-isolados. Tenha certeza, vamos desafiar esse mal.

E portanto,
Vida longa à liberdade!
Viva à República da Armênia!
Viva a nós e aos nossos filhos que vivem e viverão em uma Armênia livre e feliz!

Ânimo!”

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Da RedaçãoTudo

Armênia aprova vacina russa contra o COVID-19 Sputnik V

Fontes : Hetq, Tass O Ministério da Saúde da Armênia aprovou a vacina…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Profissionais de saúde pedem que igrejas armênias ajudem a combater Covid

Profissionais de saúde armênios de todo o mundo pedem a contribuição das igreja armênias no…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Presidente armênio pretende criar um clube de pequenos estados promissores

TorontoHye O presidente da Armênia, Armen Sarkissian, pediu a criação de um clube de pequenos…
Leia mais

Deixe um comentário