Fonte: http://www.news.va –
O prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri concluiu, na quarta-feira passada, a sua visita pastoral à Geórgia e Armênia.
No domingo, dia 15, o prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais presidiu, em Tashir, cidade armênia onde grande parte da população é católica, uma missa solene na reestruturada igreja dedicada à “Mãe de Deus”. Na parte da tarde encontrou os jovens católicos armênios, visitando, em seguida, o centro da Caritas armênia. Ele visitou também os centros administrados pelas Irmãs da Caridade de Madre Teresa de Calcutá.
Na segunda-feira, dia 16, teve lugar a visita oficial a Echmiadzin, onde encontrou o Catholicos de todos os Armênios Karekin II, após a qual se realizou uma recepção em honra ao Cardeal Sandri e à delegação vaticana, da qual participou também Sua Santidade Karekin II.
Durante o seu discurso de boas-vindas, o chefe da Igreja Apostólica Armênia falou sobre as “calorosas relações históricas entre a Igreja Armênia Apostólica e o Vaticano, mencionando a construtiva colaboração dos últimos anos em âmbito social e educacional.
Em seguida, Karekin II recordou a viagem feita à Armênia por João Paulo II e os encontros mantidos com Bento XVI, agradecendo ao Cardeal Sandri pela singular atenção reservada ao povo armênio e pedindo-lhe que transmitisse a Bento XVI seus sentimentos de fraternidade.
Por sua vez, o Cardeal Sandri agradeceu pelo caloroso acolhimento que lhe fora dado fazendo votos de que as relações entre as duas Igrejas se reforcem e se consolidem cada vez mais. À noite, o Cardel Sandri manteve encontros com representantes do corpo diplomático de países estrangeiros presentes na Armênia.
Na terça-feira ele visitou o memorial do genocídio armênio para homenagear os mártires armênios, visitando, em seguida, o museu e biblioteca dos manuscritos antigos.
Ainda na terça-feira, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais foi recebido pelo Presidente da República da Armênia, Serj Sarkissian, e encontrou o Ministro das Relações Exteriores armênio, Edouard Nalbandian.