Da RedaçãoTudo

Patriarca armênio da Turquia morre e Erdogan expressa condolências em armênio

Hoje, dia 8 de março de 2019, morreu o Arcebispo Mesrob II Mutafyan, o octogésimo quarto Patriarca Armênio de Constantinopla e de toda a Turquia. Mutafyan faleceu no Surp Prguich Hospital, em Istambul, após quase uma década enfermo. Ele tinha 62 anos de idade.

Depois da confirmação da morte, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, escreveu uma mensagem de condolências em sua conta no twitter utilizando o idioma armênio, até hoje um fato inédito. Ele twittou a seguinte mensagem: “Soube da morte do Patriarca Armênio da Turquia Mesrob Mutafyan. Expresso minhas condolências a família, amigos e a nossa coletividade armênia“. (veja o tweet abaixo).

O Patriarca Mesrob foi um importante clérigo armênio na Turquia. Ensinando com fé e coragem e defendendo a colônia armênia local. Em uma época que quase ninguém usava internet, por exemplo, Mutafyan foi o primeiro líder de igrejas armênias a utilizar serviços de chat e e-mail como meio de comunicação com os fiéis.

Com Minas como nome de batismo, Mesrob Mutafyan nasceu em 1954 e ascendeu ao cargo de Patriarca Armênio da Turquia em 14 de outubro de 1998. Justamente, alguns meses antes, Mutafyan se mostrou um grande líder e proveu ajuda e conforto à vítimas do terremoto que atingiu a Anatólia em agosto.

Após anos servindo como Patriarca Armênio de Istambul e de toda a Turquia, em 2007, pouco tempo após o assassinato de Hrant Dink – jornalista e editor do Jornal bilíngue (turco-armênio) Agós em Istambul -, um sério acidente automobilístico declinou a saúde do Patriarca e ele foi internado no Surp Prguich Hospital.

No verão de 2008, os armênios foram informados de que o Patriarca Mutafyan estava sofrendo de Alzeimer em estado avançado e foi retirado da vida pública. Enquanto ele esteve afastado das prerrogativas de patriarca, um locum tenens foi apontado para as operações do dia a dia do patriarcado.

Durante o período de isolamento, Mutafyan recebeu pouquíssimas visitas, como no caso do Papa Francisco, que visitou-o no hospital em 2014.

Em outubro de 2016, tendo excedido o período de 7 anos de incapacitação, o Arcebispo Mutafyan foi oficialmente aposentado do trono do Patriarcado Armênio da Turquia e substituído pelo vigário Aram Ateshyan, notório apoiador de Erdogan .

Existem teorias (na internet e fora dela) de que Mutafyan na verdade foi envenenado propositalmente enquanto estava internado por conta do acidente automobilístico, devido a sua desenvoltura e notória coragem, o que poderia ser um obstáculo político aos líderes turcos. Outro fato que alimenta a teoria é que Mutafyan não apresentava sintomas da doença antes do acidente.

Confira a biografia de Mutafyan, em inglês. Clique aqui!

Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário