Da RedaçãoTudo

Avião turco desaparece enquanto sobrevoava fronteira com a Síria

Fontes: BBC, Terra, Al Jazzera –

Créditos imagem: aereo.jor.br

As autoridades turcas estão reunidas em caráter de emergência uma vez que segundo relatos o caça -bombardeio teria sido abatido pelo sistema de defesa sírio.

A aeronave sobrevoava a província de Hatay na Turquia que no início do século XX foi disputada por sírios e turcos especialmente na década de 1930.

A relação entre Turquia e Síria, que eram excelentes, vem se deteriorando nos últimos tempos uma vez que o governo turco vem sinalizando um apoio aos grupos opositores ao regime de Bashar Al Assad desde março de 2011.

Em um comunicado oficial o Primeiro Ministro turco Recep Erdogan afirmou que não há confirmação do motivo da queda nem sobre o destino do piloto e do co-piloto cujas identidades não foram reveladas ainda.

O jato decolou da base de Malatya por volta das 10:30 horas horário local e perdeu contato próximo ao meio-dia.

A guerra de informações coloca frente a frente duas versões. Canais turcos afirmam se tratar de um acidente e que o navio teria caído no Mar Mediterrâneo. Já canais pró Assad tanto na Síria quanto no Líbano afirmaram que as defesas sírias teriam reagido a uma invasão ao abater o jato turco.

Erdogan lançou um comunicado diretamente do seu voo de volta do Brasil onde participava da Rio + 20 que tem esperanças de que os pilotos sejam encontrados.

Deixe um comentário