O Ministério da Cultura da Armênia está planejando discutir o transporte de um antigo sino da igreja armênia de volta do Irã com autoridades de Teerã.
“O ministério da cultura está planejando discutir este assunto com o lado iraniano com o objetivo de resolver a questão de acordo com as normas e procedimentos jurídicos internacionais”, disse o vice-ministro Arev Samuelyan à Armenpress.
O Ministério da Cultura entrou em contato com o Ministério dos Negócios Estrangeiros para obter informações sobre o processo.
De acordo com o vice-ministro, o retorno dos valores culturais à Armênia já aconteceu no passado. Por exemplo, em 2011, uma pintura de Aivazovsky foi devolvida à galeria nacional da Armênia depois de ser roubada 21 anos antes.
A mídia iraniana disse que um antigo sino pertencente a uma das Igrejas armênias de Van, que por razões desconhecidas surgiu no noroeste do Irã, será devolvido à Igreja da Santa Cruz de Akhtamar.
A mídia turca disse que o sino foi entregue à Igreja St. Mariam de Van em 7 de julho de 1377. O sino apareceu no Irã durante a guerra, e ainda está alojado em um museu de história em Urmia.