EsportesTudo

O legado de Nataline Sarkisyan

Em dezembro de 2007, Nataline Sarkisyan, então com 17 anos morria na Califórnia (EUA), vítima da burocracia criminosa e da insensibilidade do seu plano de saúde.

Naqueles dias, enquanto esperava a autorização para um transplante – e outros procedimentos médicos que estavam ainda em fase de pesquisa – o estado de saúde de Nataline se agravava. O plano de saúde se negava a cobrir práticas médicas ainda não consagradas. Com uma grande mobilização popular que envolveu toda a comunidade armênia e a opinião pública norte-americana o plano de saúde autorizou os procedimentos, porém já era tarde para salvar a vida da jovem.

Para honrar a memória da jovem a família criou a Fundação Nataline Sarkisyan, voltada a conceder bolsas de estudos na área de moda e culinária que eram as preferidas de Nataline.

Além disso a fundação concentra seus esforços na derrubada das regras que permitem aos planos de saúde a negar procedimentos em casos extremos.

Em 2012 a filial Massis do Homenetmen (União Geral Armênia de Cultura do Corpo; organização Pan-Armênia da diáspora dedicada ao esporte e escotismo) de San Fernando Valley, onde Nataline era esportista e militante, lançou o torneio de futebol em sua homenagem que acontecerá todos os anos em julho, mês de seu nascimento .

Mas as ações não param por ai: Você pode fazer sua doação (clicando aqui) ou simplesmente compartilhar esta notícia.

Dessa forma seus amigos e familiares esperam anualmente lembrar a luta de Nataline nos campos, lugar onde ela alegremente viveu a maior parte de sua juventude, para que injustiças como essas jamais se repitam com outros jovens.

Nas palavras de sua mãe, Hilda Sarkisyan, é uma oportunidade para que Nataline viva entre nós e seus irmãos do Homenetmen.

O famoso cantor de músicas patrióticas armênias Karnig Sarkissian compôs uma música em homenagem a Nataline (assista vídeo abaixo).

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário