Panorama.am
O baú permaneceu aberto apenas por alguns minutos já que a composição química das relíquias devem ser examinadas no futuro, uma análise de DNA deve ser conduzida para revelar a construção genética da dinastia.
Segundo o chefe da expedição este baú, assim como os dois anteriores, contém os ossos dos homens, mulheres e crianças da dinastia armênia.
“As atividades mostram que devemos continuar as escavações, os fundos necessários são apenas para que possamos estabelecer infraestrutura, além das escavações e estudos”, observou o ministro.
“Os persas acreditavam que os ossos dos reis armênios tinham um poder enorme que protegia o reino armênio. Assim, o rei Shapur da Pérsia exumou os ossos dos reis armênios e tentou levá-los à Pérsia supostamente tomando o poder da Armênia. No entanto, Sparapet Vasak Mamikonyan derrotou os persas e recuperou os ossos dos monarcas Arshaluni, ele os enterrou em Aghdzk.
Todos acreditamos que os restos dos santos guardados no Vaticano têm poder mágico. Isso significa que as pessoas do século XXI acreditam nela. Acreditamos que os ossos dos nossos reis armênios possuem um grande poder. Descobrimos os ossos e temos a certeza de que o renascimento da Armênia está próximo. Vamos ver a Armênia tão poderosa quanto sob os reis Arsacid “, disse o chefe da expedição H. Simonyan.