Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Uma das últimas sobreviventes do Genocídio Armênio no Canadá morre aos 107 anos

captura-de-tela-2016-10-13-as-16-16-23Keghetzik Hagopian-Zourikian, uma das últimas sobreviventes do Genocídio Armênio vivendo em Montreal (Canadá), faleceu no último dia 26 de setembro aos 107 anos, segundo informações do Horizon Weekly.

Keghetzik Hagopian-Zourikian em 1909 nasceu na cidade de Bursa, próxima a Constantinopla (atual Istambul).

O pai de Keghetzig foi convocado pelo exército turco e foi morto posteriormente por ser armênio. Na sequência, ela acabou sendo separada de sua mãe e de seus irmãos e cresceu órfã juntamente a uma única irmã que depois ficou doente e tiveram que se separar.

Sua jornada como órfã refugiada a levou para a Grécia e para depois para o Egito, países que acolheram muitos dos sobreviventes das barbáries do governo turco-otomano.

Quando cresceu e deixou o orfanato, Keghetzig trabalhou como empregada doméstica para uma família judia do Egito. Lá ela conheceu seu futuro marido, também um órfão sobrevivente do genocídio que morava em Beirute (Líbano) como refugiado. A família teve início ainda no Egito, e de lá eles foram para o Canadá com seus três filhos. Anos depois, Hagopian rastreou e reencontrou sua mãe décadas após terem sido separadas. 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Urartu é Eliminado da UEFA Conference League Após Revés Fora de Casa

Após derrota por 1 a 2 na Armênia, equipe de Yerevan sucumbe por 4 a 0 na Bielorrússia e encerra…
Leia mais
Esportes

Pyunik Goleia Tre Fiori em Yerevan e Avança à Segunda Fase da Conference League

Equipe armênia reverte desvantagem do jogo de ida com vitória por 5 a 0 e segue viva na luta por…
Leia mais
Da Redação

Estátua de Charles Aznavour é Inaugurada em Yerevan

Monumento na Charles Aznavour Square foi inaugurado na última sexta-feira, 18 de julho de 2025, em…
Leia mais

Deixe um comentário