Imagine-se andando tranquilamente pelo centro de alguma cidade armênia, de repente um grupo de jovens corre até você e despeja baldes de água na sua cabeça. É só mais um dia de diversão na Armênia, o Vardavar (conhecido também como Vartavar ou Vadevar), o “dia da água” é celebrado na Armênia.
Aqui no Brasil, em São Paulo, acontece também a Celebração de Vardavar, Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Igreja Apostólica Armênia São Jorge.
O Vardavar é celebrado 98 dias (14 semanas) após a páscoa. Durante esse dia pessoas de todas as idades estão autorizadas a abordar estranhos com água. É comum ver pessoas jogando baldes de água de suas varandas sobre pessoas inocentes abaixo delas.A brincadeira é muito popular entre as crianças principalmente porque agora é época de um verão quente e seco na Armênia, e é uma ótima forma de se refrescar.
Embora hoje seja uma tradição cristã a festival nasceu em épocas pagãs, sendo associado ao deus pagão armênio Astghik, que era deus da água, beleza, amor e fertilidade e, segundo a lenda, espalhou o amor sobre a Armênia despejando água de rosas. Foi dado o nome ao dia de Vardavar por serem oferecidas rosas (vard) durante a celebração, que acontecia na época da colheita.
Segundo a tradição cristã, o Vardavard é celebrado no dia em que Noé desceu da arca sobre o monte Ararat e ordenou que seus filhos jogassem água uns sobre os outros para lembrar da época do dilúvio.