CulturaTudo

Conheça o dia de Vardavar: Celebração tradicional Armênia

Imagine-se andando tranquilamente pelo centro de alguma cidade armênia, de repente um grupo de jovens corre até você e despeja baldes de água na sua cabeça. É só mais um dia de diversão na Armênia, o Vardavar (conhecido também como Vartavar ou Vadevar), o “dia da água” é celebrado na Armênia.

Aqui no Brasil, em São Paulo, acontece também a Celebração de Vardavar, Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo,  na Igreja Apostólica Armênia São Jorge.

O Vardavar é celebrado 98 dias (14 semanas) após a páscoa. Durante esse dia pessoas de todas as idades estão autorizadas a abordar estranhos com água. É comum ver pessoas jogando baldes de água de suas varandas sobre pessoas inocentes abaixo delas.A brincadeira é muito popular entre as crianças principalmente porque agora é época de um verão quente e seco na Armênia, e é uma ótima forma de se refrescar.

Embora hoje seja uma tradição cristã a festival nasceu em épocas pagãs, sendo associado ao deus pagão armênio Astghik, que era deus da água, beleza, amor e fertilidade e, segundo a lenda, espalhou o amor sobre a Armênia despejando água de rosas. Foi dado o nome ao dia de Vardavar por serem oferecidas rosas (vard) durante a celebração, que acontecia na época da colheita.

Segundo a tradição cristã, o Vardavard é celebrado no dia em que Noé desceu da arca sobre o monte Ararat e ordenou que seus filhos jogassem água uns sobre os outros para lembrar da época do dilúvio.

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais
Cultura

Armênia está prestes a disponibilizar seus manuscritos antigos online e de graça

Entre as colunas de exaustos armênios étnicos que fugiam dos massacres em massa realizados pelos…
Leia mais

Deixe um comentário