CulturaEurovision

Eurovision 2016 começa nesta terça e Armênia tem boas chances

eurovision2016Você provavelmente pouco ouviu falar do Eurovision durante sua vida, e não é pra menos, a competição tem seis décadas de tradição e é o concurso musical mais esperado do ano… …na Europa.

Apesar de importante (e algumas vezes polêmico) o público da competição sempre foi muito restrito ao continente europeu, apesar de também ser popular na Austrália (que passou a participar da competição no último ano). Porém a globalização da informação tem popularizado cada ano mais a competição no resto do mundo. Prova disso é que a edição deste ano será transmitida até nos Estados Unidos.

O Eurovision é uma grande vitrine para os músicos, as músicas que participam serão tocadas nas rádios europeias pelo resto do ano (você provavelmente já ouviu várias delas e nunca desconfiou que vieram de lá). Em função disso as composições têm a tendência de ser mais “internacionais”, com letras em inglês e batidas mais pegajosas (apesar de muitas vezes essas não serem as campeãs).

E a Armênia nessa história?
Além de uma ótima oportunidade de divulgar nossa cultura (como fizeram as irmãs Inga e Anush e o grupo Genealogy) a grande campeã tem o direito de sediar a competição (nada mau os olhos inteiros da Europa voltados para Hayastan, não?). Até agora as duas maiores oportunidades armênias de abocanhar o troféu foram em 2008 (Sirusho) e em 2014 (Aram MP3), que em ambos os casos ficaram 4º lugar dentre os 26 concorrentes da final.

E como estão nossas chances esse ano?
IvetaA representante da Armênia este ano é Iveta Mukuchyan. Iveta tem uma carreira ainda em construção no mundo da música (o que é comum entre os participantes), participou de concursos de músicas na Armênia e na Alemanha, embora não tenha ganho nenhuma das competições conseguiu atrair os holofotes para si (muito também por sua beleza). A música desse ano, ‘LoveWave’, teve uma boa aceitação da crítica sendo considerada diferente e inovadora porém ainda dentro da fórmula de sucesso. Esse é o melhor cenário possível, já que composições muito controversas sofrem do amor/ódio dos jurados, as músicas que tem maior uniformidade de votos tendem a ter melhores posições. Com uma pegada bem moderna e alguns elementos da música armênia (ainda que poucos), LoveWave traz esperança aos armênios, ainda que modesta.

Como funciona a competição mesmo?
O Eurovision é composto de duas fases, a semifinal e a final.
As semifinais são disputadas em 2 grandes grupos de 18 países, uma no dia 10 e a segunda no dia 12 de maio. A Armênia participa da primeira semifinal, dia 10, às 16h (horário de Brasília).

Após os votos do público e jurados, 10 de cada semi se encontram na final, dia 14, com outros 6 países já pré-classificados, formando os 26 concorrentes ao troféu de 2016.

O resultado é dado ao vivo ao final das apresentações e é o momento mais tenso da competição, já que os resultados são dados país a país.

No geral, quem tem mais chances?
Quem deveria ganhar: Armênia, Grécia, Chipre, Malta, Austrália, Ucrânia

Provavelmente ganhará: Hungria, Armênia, República Checa, Malta, Suíça, Israel, Irlanda, Eslovênia, Dinamarca

A Armênia deve passar com certa tranquilidade pela semifinal e terá que segurar muito bem no palco para estar entre as primeiras posições na final. Afinal, o visual pesa e muito na decisão do júri, foi o que garantiu o título à Suécia no último ano por exemplo.

Eurovision 2016
Semifinal: 10 e 12/4 às 16h (horário de Brasília)
Final: 14/4 às 16h (horário de Brasília)
Ao vivo no site da Eurovision ou no canal oficial do Youtube

Assista à LoveWave, música interpretada por Iveta Mukuchyan, representando a Armênia:

Assista a todas as músicas participantes:

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais
Eurovision

Após quatro anos, Armênia volta à final do Eurovision

Rosa Linn com Snap conquistou nesta terça-feira, dia 10 de maio, uma vaga para a grande final do…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais

Deixe um comentário