Ícone do site Estação Armênia

Evento sobre o genocídio lota auditório do Instituto Federal de São Paulo

Palestra Armênia na Federal de SP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) sediou, na noite do dia 7 de abril, o primeiro evento rememorativo do centenário do Genocídio Armênio em São Paulo. A atividade teve como meta informar e situar a comunidade acadêmica dessa instituição de ensino sobre o tema.

O auditório Prof. Aldo Ivo de Vicenzo ficou pequeno para receber mais de 200 pessoas, entre convidados e estudantes, dando a dimensão da importância do tema. O encontro serviu para disseminar a cultura da paz e da justiça.

Estavam presentes Cesar Boscolo, representando a senhora Consul Geral Honorária da República da Armênia Hilda Dirouhy Burmaian; Kevork Zadikian, Presidente do CNA Brasil, um dos organizadores do evento; Nigol Nigoghosian, Presidente da SAMA-Clube Armênio; Cesar Sarkis Guludjian e Denis Tchobnian representando a Comunidade Armenia de Osaco; e o Vice-Presidente da União Geral Armênia de Beneficência Hrair Chahinian.

O encontro foi aberto pelo diretor do campus São Paulo do Instituto Federal, Prof. Luis Cláudio de Matos Lima Júnior, que saudou a todos os presentes reafirmando o compromisso da instituição com os valores humanos.

Prof. Luis Claudio de Matos Junior (Diretor do Campus São Paulo do Instituto Federal), Prof. Valerio Arcary (IFSP), Prof. Garabed Kenchian (IFSP), Prof. James Onnig Tamdjian (FACAMP) e Heitor Loureiro (doutorando/UNESP)

Prof. Luis Cláudio ressaltou que a proximidade do Instituto com os bairros que receberam os primeiros imigrantes armênios e suas famílias, a estação Armênia do metrô e a presença de docentes e alunos de origem armênia foram os fatores que impulsionaram esse evento.

Em seguida o ex-reitor do Instituto, Prof. Garabed Kenchian, convidado especial da mesa, lembrou a origem da ideia do evento quando o Prof. Valerio Arcary em meados de 2014 tinha sugerido o tema em função da aproximação do centenário do genocídio

Na sequencia o Prof. Alexandre Kenchian, mestre de cerimônias convocou a mesa os professores, Valerio Arcary, Heitor Loureiro e James Onnig Tamdjian que dissertaram sobre o tema.

Ao final, o Presidente do CNA-Brasil, Kevork Zadikian, presentou os professores Valerio Arcary, Garabed Kenchian, Alexandre Kenchian e Luis Claudio de Matos Lima Junior com livros publicados pelo CNA da América do Sul sobre o genocídio armênio.

A estudante Isabela Seabra afirmou ao Portal Estação Armênia que a atividade foi muito importante: “Achei o tema super atual e relevante. Conhecer e ensinar aos jovens sobre a tragédia do povo armênio serve como prevenção para que outros crimes contra a humanidade não mais aconteçam”.

O Prof. Dr. Alexandre Ramanosky, docente da instituição, afirmou: “Conhecer um pouco mais sobre o genocídio armênio me deixa mais convicto de que o Brasil e a comunidade internacional precisam reconhecer esse crime para que a Turquia seja pressionada a tomar o caminho da verdade”.

O próximo evento acadêmico ocorrerá na UNIFESP de Guarulhos nos dias 13 e 14 de abril.

Veja as fotos abaixo:

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile