Armradio –
Hoje é o 90º aniversário do tratado impopular assinado em 16 de Março de 1921 pelo governo da República Soviética Federativa Socialista Russa e da Grande Assembleia Nacional da Turquia.
Segundo o tratado, violando as normas das leis internacionais e princípios fundamentais e sem o consenso e participação do lado Armênio, as partes decidiram doar a província de Kars e colônia Surmalu para Turquia e doou Nakhichevan para o Azerbaijão como um “território” autônomo. Este documento ilegal mais tarde serviu como base para o Tratado de Kars.
A União da Juventude Nikol Aghbalyan da Federação Revolucionária Armênia Tashnaktsutyun e outras organizações jovens realizaram um protesto em frente à embaixada russa em Yerevan contra a visita do Premier turco Recep Tayyip Erdogan a Moscou.
Os manifestantes entregaram uma carta à Embaixada Russa, lembrando o parceiro estratégico que “as relações bilaterais podem criar uma base de amizade, se elas são baseadas na justiça e não são dirigidos contra um terceiro parceiro.”