Eventos

Igreja Apostólica Armênia do Brasil comemora a Santa Transfiguração de Cristo

249No próximo domingo, dia 27 de julho de 2014, a Igreja Armênia comemora a Festa da Santa Transfiguração de Jesus Cristo.  

O Reverendo Nareg Vartabed Berberian, Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, celebrará a Divina Liturgia (Badarak) e proferirá seu sermão na nossa Catedral São Jorge (Surp Kevork), em São Paulo.

         

Histórico:

A Festa da Santa Transfiguração é conhecida também para nós, armênios, como a Festa de Vartavar, uma celebração muito antiga, que remonta do tempo do paganismo na Armênia. Era um festival das rosas, caracterizando a renovação da vida e macava a colheita anual, além de ser tradicionalmente associada à deusa pagã Asdghik – a divindade armênia da água, amor e fertilidade. Para replicar o banho da deusa, as pessoas costumavam aspergir uns aos outros com água de rosa e realizavam um grande festival de rosas durante a festa.

Hoje, as pessoas ainda mantêm esta tradição na Armênia e em várias de nossas coletividades da Diáspora. As pessoas costumam aspergir água uns aos outros nesta comemoração de Vartavar. As crianças, adolescentes e jovens geralmente tomam de surpresa os transeuntes com baldes de água fria, o que causa uma sensação agradável nos dias quentes do verão. (no hemisfério norte é verão nesta época do ano).

 

 

Igreja Apostólica Armênia do Brasil
Avenida Santos Dumont, 55-CEP 01101-000 São Paulo, Brasil (mapa abaixo)

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário