Eventos

Igreja Apostólica Armênia do Brasil comemora a Santa Transfiguração de Cristo

249No próximo domingo, dia 27 de julho de 2014, a Igreja Armênia comemora a Festa da Santa Transfiguração de Jesus Cristo.  

O Reverendo Nareg Vartabed Berberian, Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil, celebrará a Divina Liturgia (Badarak) e proferirá seu sermão na nossa Catedral São Jorge (Surp Kevork), em São Paulo.

         

Histórico:

A Festa da Santa Transfiguração é conhecida também para nós, armênios, como a Festa de Vartavar, uma celebração muito antiga, que remonta do tempo do paganismo na Armênia. Era um festival das rosas, caracterizando a renovação da vida e macava a colheita anual, além de ser tradicionalmente associada à deusa pagã Asdghik – a divindade armênia da água, amor e fertilidade. Para replicar o banho da deusa, as pessoas costumavam aspergir uns aos outros com água de rosa e realizavam um grande festival de rosas durante a festa.

Hoje, as pessoas ainda mantêm esta tradição na Armênia e em várias de nossas coletividades da Diáspora. As pessoas costumam aspergir água uns aos outros nesta comemoração de Vartavar. As crianças, adolescentes e jovens geralmente tomam de surpresa os transeuntes com baldes de água fria, o que causa uma sensação agradável nos dias quentes do verão. (no hemisfério norte é verão nesta época do ano).

 

 

Igreja Apostólica Armênia do Brasil
Avenida Santos Dumont, 55-CEP 01101-000 São Paulo, Brasil (mapa abaixo)

Matérias Relacionadas
Da Redação

Presidente armênio Armen Sarkissian renuncia por falta de influência

Fontes : Daily Sabah, ArmenPress, PanArmenian, President.am O presidente…
Leia mais
Da Redação

Declaração do Comitê da FRA sobre a normalização das relações entre a Armênia e a Turquia e a resolução do conflito de Artsakh

Fontes : CNA Argentina A Federação Revolucionária Armênia tem…
Leia mais
Da Redação

Armênia e Turquia nomeiam enviados em tentativa de normalizar relações

Fontes : Washington Post, Asbarez, ArmRadio Turquia e Armênia nomearam…
Leia mais

Deixe um comentário