Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Governo americano aprova lei que obriga Turquia a devolver igrejas usurpadas

PanArmenian
180250A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos aprovou uma medida de liberdade religiosa poderosa considerando a Turquia responsável pelo retorno de milhares de locais sagrados cristãos roubados e incitando a abertura imediata do Seminário Teológico Halki, informou o Comitê Nacional Armênio da América (ANCA).

O presidente do Comitê Ed Royce (R-CA) e democrata Eliot Engel (D-NY) lideraram o esforço que recebeu um amplo apoio bipartidário, apesar de uma campanha de último minuto liderada por lobistas pró-Turquia para estripar a medida. Uma versão alterada da HR 4347 foi aprovada em votação.

“Os americanos de herança armênia, grega e assíria – os descendentes daqueles submetidos ao Genocídio pela Turquia Otomana entre 1915 e 1923 e cujas igrejas continuam a ser mantidas em cativeiro pelo governo turco – juntam-se com amigos de todos os credos em acolher a aprovação do Comitê do Ato de Responsabilidade de Royce -Engel sobre as Igrejas Cristãs na Turquia”, disse o presidente da ANCA Ken Hachikian. “A adoção desta medida mostra um sinal forte à Ancara que deve parar a sua conduta anti-cristã e a chegar a um acordo com a suas obrigações morais, materiais e legais para com os armênios, sírios, os cipriotas, pônticos, e outras vítimas dos crimes do genocídio turco que ainda estão impunes”.

Introduzido em março deste ano pelo presidente Royce junto com democrata Eliot Engel (D-NY), a HR 4347 exigiria que o Departamento de Estado dos EUA formalmente reportasse ao Congresso uma base anual sobre o estado de retorno das igrejas cristãs roubadas na Turquia e propriedades do Chipre ocupadas. A HR 4347 baseia-se em uma medida (H.Res.306), liderada pelo presidente Royce e pelo democrata do Comitê de Assuntos Exteriores da Câmara Howard Berman (D-CA), que foi esmagadoramente aprovada pela Câmara dos Deputados em 13 de dezembro de 2011. Essa resolução definiu as bases da HR4347, que impele o governo da Turquia a honrar suas obrigações internacionais ao devolver as propriedades confiscadas de igrejas cristãs e a respeitar plenamente os direitos dos cristãos na prática de suas crenças.

Nos dias que antecederam a votação, o ANCA trabalhou em estreita colaboração com os líderes religiosos americanos armênios e grupos norte-americanos, incluindo o Conselho de Liderança Helênica Americana (HALC), Associação de Educação Helênica Americana e Progressista (AHEPA), Instituto Helênico Americano (IAH) e Conselho Helênico Americano (AHC) para garantir a aprovação da medida no Comitê.

Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais

Deixe um comentário