Da RedaçãoTudo

Veja como foi a comemoração dos 96 anos da Independência da Armênia

destacada mays 28 2014

Na tarde deste domingo (01/06) aconteceu o evento cívico-artístico em comemoração aos 96 anos da proclamação da Primeira Independência da Armênia em 1918.

Organizado em conjunto pela ACASP – Tashnagtsutiun e pela SAMA Clube Armênio, o evento teve a abertura à cargo do Grupo Escoteiro Sardarabad, que hasteou as bandeiras da Armênia, do Brasil e do Grupo Escoteiro.

Após a abertura os presentes rumaram ao Salão Tchilian, aonde o vice-presidente do SAMA, enger Nigol Nighossian, convocou a todos para entoarem os hinos nacionais do Brasil e da Armênia.

Após a execução dos hinos, Nigohossian fez menção aos presentes Hayr Nareg Berberian (Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia do Brasil), a senhora Maral Gananian (Hamazkayn de SP),  o engenheiro Carlos Garabet Giovoglanian (Comitê Central do Tashnagtsutiun), enger Dicran Boghtchalian (Tro Gomidê da ACASP-Tashnagtsutiun), do enger Jirair Mahseredjian (presidente do Conselho do Clube) e do enger Onnig Tamdjian (CNA Brasil).

Em seguida Hayr Nareg Berberian fez uso da palavra quando lembrou da importância do 28 de maio na história da Armênia e ressaltou sua alegria ao ver que o número de jovens escoteiros praticamente dobrou desde o último encontro.

Após as palavras do Primaz foi convidada ao púlpito a engeruhi Anahid Bogiatzian, que proferiu discurso inflamado e tocante sobre o 28 de maio e aproveitou para fazer um chamado à comunidade Armênia do Brasil para que trabalhe unida neste ano tão importante para o povo armênio, o ano do centenário do Genocídio Armênio.

 

Abaixo, assista ao discurso:


 

Após o discurso, foram convidados a tecladista Adrine Tcharkhetian, o guitarrista Felipe Mavichian e Ara Kedikian, responsável por tocar o Duduk, instrumento tipicamente armênio. O Trio tocou as músicas patrióticas Hay Katcher e Sardarabad, além da belíssima composição de Gomidas, a canção Alagyaz.

Na sequência, o Grupo de Danças Típicas Armênias Kilikia apresentou dois números distintos, o primeiro composto pelo quarteto masculino e o segundo pelo o trio feminino. 

Após as danças,  Can Saro Baron, um dos chefes do Grupo Escoteiro Sardarabad, fez uso da palavra e relembrou aos presentes o árduo trabalho de unir os jovens armênios em torno do grupo escoteiro. Ademais, elucidou também que o nome do grupo não é uma coincidência com a data, mas sim em homenagem à data, na qual o grupo foi formado há 9 anos.

Ao final da cerimônia, um bolo foi cortado ao som de parabéns, em comemoração ao aniversário do Grupo.

 

Veja mais imagens no link a seguir -> www.goo.gl/Jbc49J

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
ArtsakhDa Redação

Greta Thunberg denuncia a hipocrisia do Azerbaijão na COP29 e visita a Armênia

Fontes : Asbarez, News.am, ArmenPress Recentemente, a ativista…
Leia mais
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais

Deixe um comentário