EventosTudo

Assista ao vídeo do evento #SaveKessab

Na noite de 25 de abril de 2014, o salão Tchilian do Clube Armênio foi palco para o evento “Save Kessab” que reuniu para um debate aberto professores, ativistas, jornalistas e convidados que tiveram a oportunidade de discutir temas relevantes.  

Este é o segundo ano que a equipe do Portal Estação Armênia organiza oficialmente um evento em torno das rememorações do Genocídio Armênio.  No ano passado, o Portal Estação Armênia promoveu o “Ciclo Cultural de Palestras“, evento que gerou muita repercussão positiva e incentivou a realização do Save Kessab.

Na abertura o Editor-Chefe Armen Kevork Pamboukdjian saudou os presentes e lembrou da importância de estarmos todos mais uma vez unidos em torno da Causa Armênia. 

Veja abaixo o vídeo resumo do evento:

O primeiro vídeo apresentado foi o “Legado de 1915″ mini-documentário que explora a questão da identidade armênia no Brasil. Os diretores Alison Santos e Bruna Kahvedjian se preocuparam em mostrar como a história armênia e especialmente o genocídio estigmatiza todos os descendentes.

Em seguida, A equipe do Portal brindou os presentes com uma coletânea de vídeos que fomentou o debate ao explorou as raízes do negacionismo e o nacionalismo turco. Alguns dos vídeos selecionados mostravam a dificuldade em se alcançar a democracia na Turquia e o papel que o não reconhecimento por parte dos EUA exerce nesse complexo quadro político. A falta de coerência do governo Obama e a guerra de informações, com bloqueio de redes sociais na Turquia, também foram destacados.

Após a exibição do compilado, o Diretor de Redação do Portal Estação Armênia, Marcelo Mirzeian, expôs um valioso diagnostico da questão de Kessab e suas implicações para a diáspora armênia. A partir de uma cronologia dos fatos ele estabeleceu um paralelo entre a tragédia de Kessab e a posição do governo Erdogan na crise Síria.

Para dar continuidade aos questionamentos ele convidou os Professores James Onnig Tamdjian e Heitor Loureiro para compor uma mesa de debates e analisar os principais aspectos da Crise Síria a luz da proximidade dos 100 anos do Genocídio Armênio.

Após alguns questionamentos, com participação do público presente, foi convidada a jornalista do site OperaMundi, Patricia Distchekenian, para apresentar as repercussões do seu artigo sobre os 99 anos do Genocídio Armênio, que foi destaque no Portal UOL, um dos maiores veículos de comunicação do Brasil (leia aqui). 

O evento contou com a participação do jornalista Natanael Braia do Jornal Hora do Povo, que trouxe uma importante contribuição acerca da luta de outros povos e da necessidade de união para um futuro melhor e que gerou uma importante matéria para o jornal (clique aqui e leia a matéria).

SAVE

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário