Da RedaçãoEurovisionTudo

Armênia está classificada para a final do Eurovision 2014

Nesta Terça Feira, dia 06 de Maio, aconteceu a primeira SemiFinal da Eurovision 2014 em Copenhagen na Dinamarca. O grupo de 16 países continha a Armênia, já com grandes chances de classificação, representada pelo comediante e cantor Aram MP3.

Saiba mais sobre Aram Mp3 e sua carreira.

A ordem de apresentação foi:
# – País – Cantor – Música
01 Armênia – Aram MP3 – Not Alone
02 Letônia – Aarzemnieki – Cake To Bake
03 Estônia – Tanja – Amazing
04 Suécia – Sanna Nielsen – Undo
05 Islândia – Pollapönk – No Prejudice
06 Albânia – Hersi – One Night’s Anger
07 Rússia – Tolmachevy Sisters – Shine
08 Azerbaijão – Dilara Kazimova – Start A Fire
09 Ucrânia – Mariya Yaremchuk – Tick – Tock
10 Bélgica – Axel Hirsoux – Mother
11 Moldávia – Cristina Scarlat – Wild Soul
12 San Marino – Valentina Monetta – Maybe (Forse)
13 Portugal – Suzy – Quero Ser Tua
14 Países Baixos – The Common Linnets – Calm After The Storm
15 Montenegro – Sergej Ćetković – Moj Svijet
16 Hungria – András Kállay-Saunders – Running

Aram MP3 foi o primeiro a se apresentar. Com bons resultados nas pesquisas Aram tinha grandes chances de estar na final, provavelmente por isso preferiu uma apresentação modesta perto de seus concorrentes na Semifinal. Utilizando jogo de luzes e e aproveitando dos telões atrás e abaixo do cantor, Aram MP3 não se movimentou sobre o palco, usando o pedestal do microfone o tempo todo. O elemento Armênia esteve presente no vídeo pré-apresentação que exibiu Aram confeccionando um broche com as cores do país que depois estaria presente no seu terno durante a apresentação. Ao final da música Aram gritou “Hayastan Snorhagalutiun!”

O internacionalmente famoso cantor Charles Aznavour demonstrou seu apoio à Aram Mp3 na competição. “Tenho certeza que além do suporte da Armênia, também terá o apoio da diáspora ao redor do mundo” declarou no Facebook. “Te desejo boa sorte e estarei junto à minha família assistindo a TV de dedos cruzados torcendo por você. Você mostrará que após cem anos do que nos aconteceu, nós podemos estar presentes em palcos e eventos internacionais”.

No final do mês de março Aram se envolveu em uma grande polêmica ao criticar no Twitter a competidora austríaca transsexual, Conchita Wurst. Entre outras coisas Aram disse que a forma de vida dela “não é natural”, “ela terá que se decidir se é homem ou mulher” e que acelera o carro ao passar pelo distrito gay de Yerevan.

Conchita, que já havia declarado que ama a música de Aram, respondeu de forma humorada “Eu acho que isso quer dizer que ele não vai aceitar se casar comigo”

Após a polêmica Aram se desculpou nas redes sociais e pessoalmente com a cantora. Ele lembrou que antes de cantor ele é comediante, e que tudo não passou de uma piada mal interpretada.

Leia a coluna opinião sobre a evolução dos competidores armênios na Eurovision.

Após a apresentação da última música foi aberta a votação da Semifinal. Dos 16 países participantes 10 se classificaram para a final no dia 10 de Maio. Os votos podem ser feitos por ligação, mensagem ou aplicativos. Apenas são aceitos votos de países europeus participantes e não é permitido votar no próprio país. Alem dos votos dos telespectadores (que representam 50% do total), também são computados os votos dos juízes de cada país (outros 50%)

Os 10 classificados do dia foram: Armênia, Rússia, Hungria, Montenegro, San Marino, Islândia, Suécia, Países Baixos, Ucrânia e Azerbaijão (que se apresentou com um Duduk armênio). A apresentação dos países classificados foi em ordem aleatória e só sera possível saber quais foram os mais votados na Semifinal após o fim da Eurovision.

A próxima semifinal é quinta, dia 08, e dela serão escolhidos mais 10 países que se juntarão aos “grande 5” mais a Dinamarca, dona da casa, totalizando 26 países para a grande final no Sábado, dia 10.

Assista às apresentações:

Veja as fotos do evento:

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário