Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Líderes curdos pedem desculpa aos armênios e assírios por genocídio

Por Gulisor Akkum, via The Armenian Weekly

1-1024x768No dia 12 de setembro, a prefeitura de Diyabakir inaugurou o Monumento da Consciência Comum. Na ocasião, o prefeito, Abdullah Demirbaş pediu desculpas, em nome dos curdos, pelos genocídios de armênios e assírios.

“Nós, curdos, em nome de nossos antepassados, nos desculpamos pelos genocídios de armênios e assírios em 1915”, declarou Demirbaş em seu discurso. “Nós continuaremos nossa luta para garantir compensação a eles”.

O prefeito pediu que as autoridades turcas que também se desculpem e façam o que for necessário para se redimir do genocídio. “Convidamo-os a caminhar nesta direção”, disse o prefeito.

A inscrição no monumento no Parque Anzele, próximo a uma recém-restaurada fonte histórica, está em seis idioma, dentre eles o armênio e diz: “Nós compartilhamos a dor para que não se repita”.

“Esse memorial é dedicado a todos os povos e grupos religiosos que sofreram genocídio nestas terras”, segundo Demirbaş. “O Monumento à Consciência Comum foi erguido para relembrar e pedir por responsabilizações sobre todos os massacres que aconteceram a partir de 1915”.

4-1024x768Demirbaş frisou que o monumento rememora todos os armênios, assírios, judeus, yezidis e alauitas que tombaram em genocídios, bem como os sunitas que “lutaram contra o sistema”.

Representantes das comunidades armênia, assíria, alauita e sunita também discursaram no evento. O escritor armênio Mgrditch Margosyan, nascido em Diyabarkir, exaltou a inauguração do memorial e declarou que espera os próximos passos no mesmo sentido.

Matérias Relacionadas
Artsakh

Armênia retirará suas tropas de Artsakh em Setembro

Fontes : Asbarez, Armenpress O chefe de segurança nacional da…
Leia mais
Artsakh

Comunidades armênias em Berdzor serão cedidas ao Azerbaijão

Fontes : Armenian Weekly Por Lillian Avedian A cidade de Berdzor…
Leia mais
Eventos

Novo documentário de Gary Gananian sobre Artsakh será exibido em São Paulo

Gary Gananian, um dos diretores de Rapsódia Armênia, acaba de lançar um novo documentário…
Leia mais

Deixe um comentário