Durante a apresentação da música armênia “Zepiuri Nman” (Como uma brisa) , o vocalista Serj Tankian desafiou a multidão com a seguinte declaração:
“Imagine se esta é a década de 1940, e a Segunda Guerra Mundial acabou de começar, e os EUA decidiram não entrar na guerra ao lado da Grã-Bretanha. Imagine se os americanos tornassem-se aliados da Alemanha nazista e decidissem que vão afastar o Holocausto, nunca use a palavra Holocausto na política do Governo”. “Imagine que vida que seria. Imagine ser judeu, vivendo em LA, e não ouvir o seu presidente ou o seu congresso usar a palavra Holocausto. Isso é exatamente o que os armênios, gregos e assírios sentem quando o nosso governo não usa a palavra Genocídio.”
Assista no vídeo abaixo:
A declaração de Serj vai de encontro ao presidente dos EUA Barack Obama que no início de sua campanha eleitoral em 2008 prometeu que, caso fosse eleito, reconheceria o Genocídio Armênio. Esse é o primeiro ano do seu segundo mandato e parece que não teremos mudanças em sua política que favorece o lobby turco. Os atos que Obama julga “indescritíveis” em seu pronunciamento podem ser sim descritos, em uma única palavra, Genocídio, a qual ele teima em não usar. (leia mais, clique aqui)