Durante o último fim de semana a imprensa azerbaijana noticiou que os Deputados Nelson Pelegrino PT – BA e Claudio Cajado DEM – BA, tiveram encontros com representantes do governo azerbaijano, durante a visita da delegação parlamentar brasileira àquele país para participar do II Fórum Mundial sobre Diálogo Intercultural patrocinado pela ONU.
Nesses encontros, ambos os deputados brasileiros, assumiram o compromisso de apresentar um requerimento a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara Federal exortando o Brasil a apoiar o Azerbaijão e exigir a retirada das tropas armênias de diversas regiões da República Armênia de Nagorno Karabagh/Artshak.
(Clique aqui para ler o requerimento)
De forma surpreendente, antes mesmo que o Deputado Nelson Pellegrino, um dos autores do requerimento, tivesse retornado ao Brasil, foi apresentado o documento no último dia 4 de junho em regime de tramitação ordinária, que é o mais longo, ou seja, a comissão tem até 40 sessões (em média uma sessão por semana) para apreciar esse pedido. Mesmo assim ele pode ser colocado em pauta bem antes desse prazo caso não hajam pautas de urgência urgentíssima, urgência e prioridade que são os outros regimes para se analisar um assunto.
Clique aqui e apoie a Campanha do Portal Estação Armênia contra o Requerimento Anti-Armênio, faça sua parte!
O requerimento tem como finalidade encaminhar uma moção do Brasil favorável ao Azerbaijão para o Conselho de Segurança da ONU e assim direcionar o voto da diplomacia brasileira em um eventual enfrentamento entre Armênia e Azerbaijão nas Nações Unidas.