Da Redação

Visita de Bako Sahakian à Buenos Aires causa “dor de cabeça” no Embaixador do Azerbaijão na Argentina

Do Ian.am, Diarioarmenia.org.ar e Miscelaneaarmenia.blogspot.com

O Presidente da República de Artsakh (Nagorno/Karabakh) Bako Sahakian desembarca na Argentina no próximo dia 26 de novembro acompanhado pelo Primaz da Diocese da Igreja Apostólica Armênia de Artsakh, o Arcebispo Pargev  Martirosyan. 

O presidente vem direto de Los Angeles, onde participa da campanha do Telethon local. Durante sua visita manterá contato com a comunidade afim de apoiar o projeto patrocinado pelo Fundo Armênia na Argentina. Em Buenos Aires, o Fundo Nacional Armênia será responsável pela coordenação da visita, durante a qual também prevê reuniões com os líderes institucionais e benfeitores locais, bem como uma recepção com caráter artístico-cultural de boas-vindas.

A visita do Presidente Sahakian à Argentina está causando preocupação ao Embaixador da República do Azerbaijão na Argentina, Mammad Ahmadzada. O Diplomata enviou uma carta aos presidentes das Câmaras de Senadores e Deputados da Argentina, Julio Cobos e Eduardo Fellner, respectivamente, para expressar sua preocupação sobre o encontro entre um grupo de parlamentares da Argentina e Bako Sahakian, presidente da República de Artsakh (Nagorno/Karabakh).

Na carta, o embaixador Ahmadzada lembrou que: “A avaliação do meu Governo para a posição do Governo da Argentina no que diz respeito ao apoio à soberania e integridade territorial do Azerbaijão,  foi indicado no protocolo sobre o estabelecimento de relações diplomáticas entre nossos países, assinado em 1992, e reafirmado no Memorando de Entendimento sobre consultas políticas assinado em 2010.

Além disso, o Embaixador ainda escreveu: “No contexto de diferentes ocasiões, o Governo da Argentina disse que a Argentina é a favor da resolução do conflito de Artsakh (Nagorno/Karabakh) entre a Armênia e Azerbaijão, em conformidade com as resoluções da ONU. Por fim, o diplomata disse também aos presidentes das duas casas do parlamento que “em consideração a posição da Argentina sobre este conflito e ao longo desenvolvimento da cooperação entre nossos países tenho a honra de solicitar a sua intervenção para que a reunião não seja realizada”.

Matérias Relacionadas
Eventos

Exposição em São Paulo Celebra a Resistência e a Arte Armênia

No próximo sábado, dia 21 de setembro, São Paulo será palco da segunda exposição individual da…
Leia mais
Da Redação

Armênia Participará da Cúpula do BRICS na Rússia em Outubro

Fontes : Azatutyun A Armênia participará de uma cúpula do grupo BRICS…
Leia mais
Da Redação

AMADEE-24: Marte aterrissa na Armênia

Fontes : ArmRadio, OEWF O Fórum Espacial Austríaco, em cooperação…
Leia mais

Deixe um comentário