Da Redação

Conselho de Estado da Turquia mantém indenização à familia de Dink

Pan Armenian Net –
Na semana passada, o Tribunal Administrativo da Turquia negou recurso ao Ministério do Interior da Turquia pela condenação e indenização à família do jornalista Armênio-turco Hrant Dink, assassinado em 2007.

Em 27 de outubro de 2010, Ministério do Interior foi condenado pelo Tribunal Administrativo a pagar 100 mil liras por danos a Hosrof e Dink Yervant, dois irmãos de Hrant Dink, devido à negligência no caso, pois o jornalista era constantemente ameaçado de morte.

Apesar da condenação, o Ministério do Interior da Turquia negou na semana passada qualquer responsabilidade no assassinato do jornalista turco-armênio Hrant Dink. O ministério do Interior ainda alegou que a indenização causaria “enriquecimento não justificado”, em um apelo contra a condenação imposta pelo Tribunal Administrativo em 2010.

O Tribunal Administrativo entende que o Ministério do Interior poderia ter impedido o assassinato do jornalista, mas não conseguiu protegê-lo apesar do fato do órgão estar de posse de provas suficientes que comprovavam um complô contra a vida de Dink.

Em contrapartida, o Ministério do Interior pediu a suspensão da condenação, pois  alega que o processo deveria ter sido instaurado num tribunal de primeira instância, em vez de um tribunal administrativo.

Hrant Dink era o editor do jornal bilíngüe Agós e também voz conhecida dos armênios e defensor dos direitos humanos das minorias étnicas na Turquia. Ele foi baleado em 19 de janeiro de 2007, em plena luz do dia, quando deixava o seu escritório em Istambul, por Ogün Samast, um jovem turco ultra-nacionalista.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Da RedaçãoTudo

Após 14 anos, dois oficiais da inteligência turca são presos por caso Hrant Dink

A poucos dias do 14º aniversário do assassinato do jornalista, ativista popular e revolucionário…
Leia mais
Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Assassinos de Hrant Dink são condenados na Turquia

diarioarmenia.org.ar Um tribunal na Turquia condenou nove pessoas na quarta-feira, 17 de…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Erdogan pede retirada de imunidade parlamentar de Garo Paylan

(Com informações de Asbarez, Hurriet Daily Newspaper) Paylan, em sessão no Parlamento em que…
Leia mais

Deixe um comentário