O sonho de a Seleção da Armênia figurar no Brasil na copa 2014 continua vivo. Após um jogo emocionante, com muita garra que compensou os erros técnicos, a seleção venceu a República Checa na tarde dessa sexta feira.
A Armênia caiu em uma chave difícil nas Eliminatórias Europeias pra 2014, no grupo B a grande Itália ameaçava a classificação. Depois de um início com vitória sobre Malta tivemos apenas derrotas contra a Bulgária, Itália, a própria Rep. Checa e na volta com Malta. Mas uma luz de esperança renasceu com a vitória enfática sobre a Dinamarca por 4 a 0 em Junho, e refletiu no resultado do último jogo.
Após perder por 3 a 0 em Yerevan na primeira fase do grupo em Março desse ano, a seleção Armênia reencontrou a República Checa, dessa vez fora de casa. E, com um estádio inteiro torcendo contra, o time se mostrou ainda com vários problemas defensivos e de conexão com o ataque. Porém a garra e as incríveis jogadas do ataque, muitas vezes criadas pela estrela Henrikh Mkhitaryan, superaram as dificuldades que o time checo impunha.
Aos 31 minutos do primeiro tempo Karlen Mkrtchyan chutou de fora da área e fez um golaço em Petr Čech, direto no ângulo. O gol deu esperança, não só no jogo, mas em uma possível classificação.
No segundo tempo a Rep. Checa apertou o jogo, pressionaram bastante no ataque, mas acabavam abrindo buracos na defesa que eram bem aproveitados pelos atacantes armênios. Aos 25 minutos Tomas Rosicky chutou forte, a bola bateu no travessão antes de entrar no gol, jogo empatado.
Com o gol os checos ganharam confiança e aproveitaram as falhas de posicionamento e marcação da zaga armênia. Aos 30 minutos Marcos Pizelli, estrela brasileira naturalizado armênio, entrou no time e a Armênia voltou a criar melhores chances de gol. Porém as chances mais agressivas eram checas, o gol da virada parecia muito próximo, ainda mais quando o juiz apontou 4 minutos de acréscimo.
Mas, de novo, os checos descuidaram da defesa, e em uma bola de contra ataque após um erro de disputa de bola da zaga, Gevorg Ghazaryan entrou na área e, em um rebote do seu próprio chute, mandou a bola de cabeça para o gol demostrando um reflexo incrível. Foi o primeiro gol de Ghazaryan no torneio.
Ao final do jogo Mkhitaryan comentou sobre os que dizem que a Armênia não tem chances de se classificar para a copa 2014: “Essa vitória os silenciou”
A vitória recoloca a Armênia com grandes chances de ficar em segundo lugar e disputara repescagem do torneio. Itália venceu a Bulgária e se isolou na liderança seguida por Bulgária com 10 pontos e Armênia, Dinamarca e República Checa empatados com 9 pontos.
Ainda faltam três rodadas para o fim da primeira fase da Eliminatória, a Armênia enfrentará a Dinamarca na próxima terça (10/09) fora de casa, a Bulgária em Outubro em casa e a Itália fora de casa também em Outubro. Se vencer pelo menos dois jogos existem chances reais da classificação para a repescagem.
Veja os gols de Mkrtchyan e Ghazaryan abaixo:
e a classificação do grupo B: