Henrikh Mkhitaryan, meio campista de 23 anos da seleção da Armênia e do Shaktar Donetsk (Ucrânia), foi incluído na lista de 100 melhores jogadores da temporada 2011-2012 no site da UEFA.
A Armênia não conseguiu a classificação para a Euro 2012 (conquistada pela Espanha), mas realizou a melhor campanha da história em suas participações. Ao lado de Pizzelli, Ghazaryan, Berezovsky e cia, Mkhitarian foi um dos destaques da inédita campanha.
No Shaktar, devido às belas apresentações este ano, Mkhitarian também figura no topo da lista da Uefa como o melhor marcador de gols em jogos da 1ª divisão da Europa e também, e também ostenta a melhor média de gols no mesmo critério.
Recentemente a entidade máxima do futebol europeu publicou o livro da temporada 2011-2012 no qual o meio campista armênio figura entre os 100 melhores jogadores da Europa.
“Mkhitaryan se tornou um dos principais líderes do Shakhtar, ajudando a equipe de Donetsk a se tornar campeão da Ucrânia e vencer a Taça do país. O talento de 23 anos marcou 10 gols na Premier League, e marcou o gol da vitória nas quartas de final da Copa da Ucrânia”.
Nas 3 partidas citadas no trecho do livro, Mkhitaryan marcou gols, além de ser o destaque do fatídico jogo em Dublin contra a Irlanda (clique aqui e leia sobre o jogo polêmico contra a Irlanda que tirou a chance da Armênia participar da Euro 2012).
Além de mencionar o jogador, o livro da Uefa também destaca a seleção da Armênia:
“Com suas performances maravilhosas na fase de classificação da Euro 2012, a equipe nacional da Armênia provou que já não está entre os azarões do futebol europeu. Três vitória consecutivas impressionantes com placares enormes, incluindo um 4-0 contra a Eslováquia”.
Link para ranking da média de gols: http://www.zerozero.pt/top_players.php?id_top=2
Link para ranking de gols marcados: http://www.zerozero.pt/top_players.php?id_top=1