Da Redação

Azeri que assassinou Armênio pode ser extraditado e absolvido

ONGs armênias emitiram um comunicado sobre uma possível extradição do assassino do oficial armênio Gurgen Margaryan para o Azerbaijão. Reproduzimos abaixo parte do texto:

Um evento terrível aconteceu durante os treinamentos do quadro do Programa Parceria para a Paz de OTAN em 2004. Durante a noite o oficial azeri Ramil Seferov invadiu o quarto de Gurgen Margaryan com um machado. Este crime sem precedentes não só chocou a Armênia e a Hungria como também a Europa inteira.

O oficial armênio Gurgen Margaryan

O julgamento de Seferov durou mais de dois anos com o lado azeri tentando descreditar a memória do oficial armênio entre diferentes acusações contra ele. Todas as acusações contra o falecido oficial foram persuasivamente refutadas durante o julgamento. O Juiz Andrash Vaskuti e a acusação conduziram maestrosamente o processo inteiro seguindo rigorosamente o texto e espírito da legislação húngara e europeia.

Ramil Seferov foi sentenciado à prisão perpétua sem direito a apelo pelos próximos 30 anos. Todos os apelos do lado azeri foram negados.

Já em custódia, Seferov atacou um guarda da prisão e recebeu sua segunda ordem de prisão.
Enquanto isso, representantes do Estado e instituições públicas emitiram declarações justificando o crime hediondo. A provedora de justiça azeri Suleymanova, por exemplo, disse que “Seferov deveria servir de exemplo para os jovens”. Ramil Safarov foi declarado herói nacional do Azerbaijão.

Pelos últimos oito anos o lado húngaro reafirmou o compromisso com as leis internacionais, rejeitando qualquer possibilidade de extradição do criminoso para sua terra natal. Entretanto, azeri e turco continuam com seus esforços para a extradição. Assim foi constatado recentemente a existência de uma campanha de assinaturas acontece na Turquia pedindo que reconsiderem a sentença com a implementação de irracionais e inaceitáveis paralelos históricos. Mensagens similares também são comuns na mídia azeri.

Ramil Safarov

A extradição de Seferov para o Azerbaijão acarretará na glorificação ainda maior do assassino, que terá sua liberdade concedida pelo Estado. Há um ano o chefe do Departamento de Análise Jurídica e Suporte de Informação da Administração Presidencial do Azerbaijão, Elnur Aslanov, disse: “O mérito do feito de Ramil Seferov deu à sociedade azeri um segundo fôlego”.

Não há dúvidas que a Hungria está bem ciente do ódio contra os armênios e da xenofobia que acontece em todo o Estado do Azerbaijão. Durante o julgamento em Budapeste o advogado de Seferov disse que “matar um armênio não é crime no Azerbaijão”.

A impunidade desse crime gera consequências muito mais sérias, extradição significará um chamado para a juventude azeri. Neste caso a responsabilidade por novos crimes em potencial recairão não só sobre o Azerbaijão, mas também sobre a Hungria, que estaria incentivando o início de uma nova guerra sangrenta.

Temos esperança de que as instituições competentes húngaras considerem as consequencias desse ato. Seferov deve responder pelo crime no país em que o cometeu. Para isso dependemos da Hungria que até o momento provou seu compromisso com os direitos humanos, com a moralidade e com a humanidade.

Matérias Relacionadas
Da RedaçãoTudo

Soldado russo é suspeito de matar 6 da mesma família na Armênia

via Associated Press Policiais armênios lançaram uma caçada nacional por um soldado russo…
Leia mais
Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Preso outro envolvido no assassinato de Hrant Dink

Asbarez, HurriyetDaily Erhan Tuncel , o suposto mandante do assassinato do jornalista Hrant Dink…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Mais uma idosa armênia sofre tentativa de homicídio em lstambul

Via Asbarez.com Marissa Kuchuk, de 84 anos, foi brutalmente assassinada em Istambul no final do ano…
Leia mais

Deixe um comentário