Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Papa Francisco é a favor do reconhecimento do Genocídio Armênio

Por: Armen Pamboukdjian –

Que o Cardeal Primaz de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio foi escolhido o novo Papa sob o nome de Francisco, quase todos já devem saber. Mas o que poucos sabem é que o recém eleito Papa Francisco já clamou pelo reconhecimento do Genocídio Armênio.

Papa, Francisco, Bergoglio, Kissag

Arcebispo armênio Kissag Mouradian e o então Arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio (á direita)

O clamor ocorreu no dia 22 de abril de 2006, durante missa de rememoração aos 91 anos do Genocídio Armênio (leia mais), quando o Cardeal Jorge Mario Bergoglio (agora Papa Francisco) presidiu um encontro ecumênico ao lado do Arcebispo Kissag Mouradian, Primaz da Igreja Apostólica Armênia da Argentina, na Catedral Metropolitana de Buenos Aires.

Na ocasião, o Arcebispo de Buenos Aires enviou uma calorosa mensagem de entendimento e amor, apoio e exigiu justiça. “Hoje viemos orar por este povo, o qual, todavia, não se aplicam os direitos humanos”, disse Bergoglio,  que ainda observou o triste papel dos impérios na história da humanidade. “Desejo paz a eles (povo armênio), não a minha paz, mas a paz de Jesus”. 

O Cardeal Bergoglio orou pelo povo armênio e desejou que o “silencio” dos impérios cessasse, dando lugar a justiça, “que trará a paz ao povo armênio”. Para finalizar o Cardeal agradeceu ao povo da Argentina por terem acolhido os armênios “nesta” terra.

Agora, basta saber se o Papa Francisco agilizará a prometida abertura do Arquivos Secretos do Vaticano (leia matéria), que contém documentos do Genocídio Armênio. 

papa

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Genocídio Armênio

Mississippi reconhece o Genocídio Armênio

Fontes : ArmRadio O Mississippi tornou-se o 50º estado dos EUA a…
Leia mais
Da Redação

Declaração do Comitê da FRA sobre a normalização das relações entre a Armênia e a Turquia e a resolução do conflito de Artsakh

Fontes : CNA Argentina A Federação Revolucionária Armênia tem…
Leia mais

Deixe um comentário