Ícone do site Estação Armênia

Em 1990, os armênios eram massacrados por azerbaijanos nos “pogroms” de Baku

Entre os dias 13 e 20 de janeiro de 1990, a Nação Armênia foi sacudida pelas terríveis noticias dos pogroms* contra os armênios residentes em Baku, no Azerbaijão. Os neogenocidas culpados dos acontecimentos daqueles tristes dias não foram punidos até agora e as autoridades azerbaijanas mentem quanto ao número de mortos. 

De acordo com os dados da Agência de Migração Armênia e da ONU, cerca de 418 mil armênios migraram para a Armênia vindos do Azerbaijão, 300 mil deles vivem na Armênia ainda hoje e compreendem mais de 10% da população total. 

Grigory Ayvazyan, representante da ONG Armênios do Azerbaijão, afirma que a guerra de Nagorno-Karabakh (Artsakh) não foi apenas uma luta pela independência e liberdade, mas também uma luta para decidir a questão da nossa existência futura. Segundo ele o levante de Artsakh foi fundamental para não se repetirem os tristes acontecimentos de Baku,  onde moravam um grande número de armênios. 

Esses massacres em Baku em 1990 reproduziram a atmosfera de tensão, confronto e morte que já tinha vitimado os armênios.
Em 1988 em Sumgait, cidade industrial ao norte de Baku onde parte considerável da população era de origem armênia.

Naqueles dias, a crise econômica da ex-URSS permitiu o renascimento de nacionalismos radicais. Os armênios defendendo seus direitos passaram a defender Karabakh gerando a ira de grupos xenófobos em Sumgait em 1988, e em Baku, em 1990.

O maior e mais grave problema(Artsakh) é que esses grupos tinham o apoio de governantes azerbaijanos e de facções azeris do exército soviético que perpetraram cenas de barbárie e violência contra os armênios indefesos nessas duas cidades em 1988 e 1990, onde morreram mais de 20.000 armênios. 

*Pogrom – (do russo погром) é um ataque violento maciço a pessoas, com a destruição simultânea do seu ambiente (casas, negócios, centros religiosos). Historicamente, o termo tem sido usado para denominar atos em massa de violência, espontânea ou premeditada, contra minorias étnicas da Europa, porém é aplicável a outros casos, a envolver países e povos do mundo inteiro.

Veja o vídeo abaixo sobre o pogrom de Baku:

 

 

Veja também:

As mentiras de Khodjali e os massacres de Sumgait (Clique aqui).

Sair da versão mobile