Home Cultura Conheça Conheça Gampr, o cão genuinamente armênio
2

Conheça Gampr, o cão genuinamente armênio

2

O Gampr é uma raça de cão guardião de gado que tem origem nas regiões montanhosas da Armênia. Criado pela população local, seu pedigree ainda não foi reconhecido por nenhum clube canil notável ou organizações mais extravagantes mas são uma variedade distinta que tem sido objeto de intensa pesquisa genética.

A raça mudou pouco na história da de sua existência, suas variações genéticas foram promovidas por periódicos acasalamentos com lobos da região de forma espontânea e, em alguns casos, intencionais. O Gampr se diferencia por sua capacidade vital, independência, inteligência, forte instinto de auto preservação, capacidade de proteção e defesa do gado, além da do companheirismo exclusivo com os seres humanos. Sua altura pode variar de 62 a 65 cm e o peso entre 45 e 60Kg.

Em armênio a palavra Gampr significa “cão de guarda”. Não são treinados, realizam suas funções naturalmente, com o diferencial que esse cão consegue adaptar-se de forma independente e tomar uma decisão adequada. Se o cão nota que que você precisa de sua ajuda, ele vai ajuda-lo. Porém se ele entende que você não precisa de ajuda, não vai te proteger.

Comment(2)

  1. Legal ! Agora ja ha a possibilidade de ter animais como o cão divulgando o nome da Armenia pelo mundo. Se o pedigree da raça for reconhecido por algum cani club, é claro. Ja pensou que legal Armenian Gampr ,Cão de Guarda Armenio a novidade na Cinofilia.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *