EventosTudo

Filme sobre a revolução de veludo estreia no Festival de Cinema de Toronto

Entre os dias 5 e 15 de Setembro de 2019 aconteceu a 44ª edição do Festival Internacional de Filme de Toronto (TIFF) que, tradicionalmente, marca a estreia tanto de grandes filmes quanto os não costumam entrar no circuito (nas salas de cinema convencional).

Os nomes mais aguardados deste ano estavam artistas como Tom Hanks, Matt Damon, Christian Bale, Natalie Portman e Joaquin Phoenix (para a exibição do tão esperado Coringa).

Entre mais de 250 filmes estava a estreia de I Am Not Alone, documentário de Garin Hovannisian sobre a Revolução de Veludo, que aconteceu na Armênia em 2018 após uma manobra do então presidente Serzh Sarkisian para se tornar primeiro ministro e continuar no poder após o fim de seu mandato. Todo material promocional sugere um foco no atual primeiro ministro Nikol Pashinyan.

Leia abaixo o release do filme:

“Esta crônica fascinante da revolução armênia de 2018 combina reportagens emocionantes da linha de frente com novas entrevistas que descrevem incidentes que as câmeras não puderam capturar. Extremamente informativo, com ritmo acelerado e oferecendo um equilíbrio louvável de perspectivas, I Am Not Alone é uma façanha de contar histórias de não-ficção e imperdível para qualquer pessoa ansiosa a entender a história recente.

Em março do ano passado, depois de mudar a constituição para conferir novos poderes ao primeiro-ministro, o Partido Republicano declarou que permitiria a Serzh Sargsyan continuar seu domínio sobre a República da Armênia como primeiro-ministro, apesar de já ter cumprido seus dois mandatos como presidente. Nikol Pashinyan, membro do Parlamento e chefe do Partido Contrato Civil – e também um ex-jornalista que já havia cumprido um ano de prisão por incitar a desordem pública ao reunir pessoas contra o governo de Sargsyan – não perdeu tempo em responder às notícias. Ele liderou uma marcha de duas semanas de Gyumri até a Praça da Liberdade, em Yerevan. Seria apenas o primeiro de uma série de demonstrações ousadas de resistência, incluindo a invasão à emissora nacional e numerosos confrontos entre manifestantes e polícia.

Dirigido por Garin Hovannisian (codiretor de 1915, que reexamina o genocídio armênio), I Am Not Alone extrai comentários fascinantes de uma variedade de indivíduos de ambos os lados, incluindo Pashinyan e, o que é mais surpreendente, Sargsyan. Desafiando a caracterização de armênios por um sujeito da entrevista como um povo “que havia esquecido como sonhar”, o filme demonstra habilmente que mudanças fundamentais provocadas pelo povo podem ser manifestas.”

I Am Not Alone foi exibido em três sessões e teve a presença de Anna Hakobyan, jornalista e esposa de Pashinyan . A trilha musical foi composta pelo vocalista do System of a Down, Serj Tankian.

Assista abaixo ao trailer:

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.

Deixe um comentário