Da RedaçãoTudo

Armênia indica ‘Spitak’ para concorrer ao Oscar 2019 de Filme estrangeiro

Asbarez, Panarmenian

O filme épico “Spitak”, que foca no terremoto devastador que atingiu a Armênia no dia 7 de dezembro de 1988, é a submissão oficial da Armenia à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para consideração na categoria de filmes estrangeiros para o Oscar do ano que vem.

Dirigido pelo cineasta russo Alexander Kott, o longa-metragem é baseado em eventos reais e inclui histórias tiradas de relatos de testemunhas oculares. A trilha sonora do filme é composta pelo músico e vocalista do System of a Down, Serj Tankian.

No filme, o diretor deixou intencionalmente cenas de terror por trás da câmera, concentrando-se na experiência dos personagens.

“Spitak” conta a história de Gor, que deixou a Armênia em busca de uma vida melhor e agora volta após o terremoto para encontrar sua casa e família. Mas é tarde demais. Tudo foi destruído pelo desastre, e ele tem que reaprender a amar o que ele mesmo destruiu.

O próprio Kott descreveu “Spitak” como “um filme de réquiem”, através do qual ele tentou transmitir “o pânico, desespero, coragem e heroísmo” daqueles que tentaram encontrar sua casa e família apesar das circunstâncias angustiantes imediatamente após o terremoto.

Antes de filmar, o diretor decidiu que todos os personagens falariam em seus idiomas nativos. Assim, o filme é em armênio, russo e francês.

Os filmes escolhidos pela academia para concorrer ao prêmio da academia serão anunciados no dia 22 de Janeiro de 2019. A cerimônia de premiação do Oscar será realizada dia 24 de fevereiro, em Los Angeles.

 

Assista ao trailer:

 

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

"O Terremoto de Spitak" estreia no Brasil e já está disponível online

O Terremoto de Spitak, filme lançado em 2018 com foco no sismo devastador que atingiu a Armênia no…
Leia mais
Explica

EA Explica #17 - Sismo de Spitak

O #Explica de dezembro relembra a tragédia de Spitak em 1988 Conheça mais sobre os motivos que…
Leia mais

Deixe um comentário