Da RedaçãoGenocídio ArmênioTudo

Uma das últimas sobreviventes do Genocídio Armênio no Canadá morre aos 107 anos

captura-de-tela-2016-10-13-as-16-16-23Keghetzik Hagopian-Zourikian, uma das últimas sobreviventes do Genocídio Armênio vivendo em Montreal (Canadá), faleceu no último dia 26 de setembro aos 107 anos, segundo informações do Horizon Weekly.

Keghetzik Hagopian-Zourikian em 1909 nasceu na cidade de Bursa, próxima a Constantinopla (atual Istambul).

O pai de Keghetzig foi convocado pelo exército turco e foi morto posteriormente por ser armênio. Na sequência, ela acabou sendo separada de sua mãe e de seus irmãos e cresceu órfã juntamente a uma única irmã que depois ficou doente e tiveram que se separar.

Sua jornada como órfã refugiada a levou para a Grécia e para depois para o Egito, países que acolheram muitos dos sobreviventes das barbáries do governo turco-otomano.

Quando cresceu e deixou o orfanato, Keghetzig trabalhou como empregada doméstica para uma família judia do Egito. Lá ela conheceu seu futuro marido, também um órfão sobrevivente do genocídio que morava em Beirute (Líbano) como refugiado. A família teve início ainda no Egito, e de lá eles foram para o Canadá com seus três filhos. Anos depois, Hagopian rastreou e reencontrou sua mãe décadas após terem sido separadas. 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia estreia nas Eliminatórias da Copa de 2026 com derrota pesada para Portugal e vitória sobre a Irlanda

Seleção armênia sofre goleada por 5 a 0 diante dos portugueses, mas reage dias depois e supera a…
Leia mais
Esportes

Armênia recebe Portugal em Yerevan na estreia das Eliminatórias da Copa de 2026

Seleção armênia enfrenta os lusos neste sábado (6), às 13h de Brasília, no Estádio Vazgen…
Leia mais
Esportes

Noah vence Olimpija e garante vaga na fase de liga da Conference League

Clube armênio confirma classificação inédita pela segunda temporada seguida, após campanha…
Leia mais

Deixe um comentário