Da RedaçãoTudo

Cantora armênia Flora Martirosian morre aos 55 anos

PanARMENIAN.Net –

A famosa cantora armênia Flora Martirosian morreu na manhã de hoje (20 de novembro), aos 55 anos. O cantor e grande amigo da cantora Artur Hovhannisyan disse ao PanARMENIAN.Net que Flora morreu após complicações de uma cirurgia.

Flora Martirosyan, nasceu em 05 de fevereiro de 1957 em Gyumri, era a mais nova da família de quatro filhos. Tendo herdado as habilidades vocais de sua mãe, a jovem cantora participou do concurso de música Garoun em 1973 e ganhou o 1 º lugar entre os 800 participantes.

Mais tarde, como solista em uma orquestra popular do estado, ela percorreu mais de 70 países ao mesmo tempo que estudava no Conservatório Estadual de Yerevan (Komitas).

Em 2001, a cantora foi para os EUA com o marido – que fora nomeado como representante da Televisão Pública de armênia em Los Angeles – para retornar à Armênia alguns anos mais tarde. De 1997 a 2001, ela liderou uma Escola de Música de Yerevan .

Em 2002, a cantora estabeleceu a Academia Internacional de Música após Komitas nos EUA. Em 2006, ela iniciou um festival Pan-armênio de musicas.

Em 2008, a cantora, em conjunto com Michael Stone, criou a organização internacional Artistas pela Paz para sensibilização para os crimes contra a humanidade, o “Never Again Peace Concert“.

Em 2011, ela fez a abertura do Never Again, que apresentou artistas mundialmente famososo como Stevie Wonder, Chaka Khan, Eric Benet, Pras, Malina Moyem, todos unidos em uma causa contra a injustiça.

Ainda em 2011, Flora recebeu homenagem do presidente da Armênia Serzh Sargsyan, por sua imensa contribuição para o desenvolvimento da arte e da cultura popular da Armênia. 

 

Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário