Da RedaçãoTudo

Exposição internacional no SESC (SP) apresenta curta metragem sobre Hrant Dink

O SESC Pinheiro realiza a exposição internacional itinerante “The Mediterranean Approach” em parceria com o projeto da ong ART for The World, sediada em Genebra e Milão. A mostra já passou pela Bienal de Veneza em 2011 e pelo Museu de Arte Contemporânea de Marselha em 2012, e conta com concepção e curadoria de Adelina Von Fürstenberg, em colaboração com Thierry Ollat e Anna Daneri.

The Mediterranean Aproach, em cartaz desde 06 de outubro (termina em 13 de janeiro de 2013), apresenta obras de 14 artistas, oriundos de diferentes países localizados nos arredores do Mar Mediterrâneo, berço de grandes civilizações e um importante caminho de passagem entre o Ocidente e o Oriente.

E nesse contexto que entra “No darkness will make us forget” (“Nenhuma Escuridão nos Fará Esquecer, 2011), curta do cineasta turco Huseyn Karabey que retrata o funeral do jornalista Hrant Dink, turco-armênio morto em Istambul em 2007 por Ogün Samast, um ultranacionalista de 17 anos de idade. O filme mostra a marcha de duas mil pessoas por Istambul em protesto contra o assassinato e pela paz.

Dink era editor chefe do jornal bilíngüe Agós (em armênio e em turco) e um dos maiores defensores da liberdade de expressão na Turquia e foi uma vítima da luta pela memória de 1915. Dink, que sempre lutou pela convivência entre turcos e armênios, foi assassinado por um jovem ultranacionalista turco.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
Da RedaçãoTudo

Norair Chahinian: "foi o prelúdio de um 24 de abril diferente"

O fotógrafo e arquiteto paulistano Stepan Norair Chahinian está na Turquia para continuar suas…
Leia mais
Onnig Comenta

Liberdade para falar, escrever e viver! Je suis Arménien! Je suis Hrant!

Nos últimos dias ao mesmo tempo em que parte do mundo chora e lamenta o assassinato dos cartunistas…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Hrant Dink é homenageado com nome de escola em Yerevan

Por Nairi Zadikian – Foi renomeada em Yerevan, no último dia 29 de outubro, a Escola número…
Leia mais

2 Comentários

Deixe um comentário