EsportesGenocídio Armênio

Equipe Armênia sagra-se campeã das Olimpiadas de Xadrez em Istambul (Turquia)

Via Armsport.am –

Na tarde deste domingo (09), a equipe da Armênia conquistou a medalha de outro nas Olimpiadas de xadrez 2012,  realizada em Istambul (Turquia).

A equipe da Armênia composta por Levon Aronian, Sergei Movsesian, Vladimir Akopian, Gabriel Sargissian e Tigran Petrosian  sagrou se campeã ao vencer a Hungria na última rodada da categoria Blitz, dessa que é a 40ª edição dos jogos.

Por (dupla) ironia do destino a Armênia encarou a Hungria no decisivo jogo. Ironia, pois o Governo da Hungria tem sido alvo de protesto da comunidade internacional e dos armênios no mundo todo. Nos últimos dias do mês de agosto passado, o governo húngaro extraditou o azeri que assassinou um oficial armênio durante treinamentos da OTAN em 2004, na cidade de Budapeste.

Devido a isso e aliado ao fato de os jogos terem sido disputados na Turquia (país que perpetrou o genocídio do povo armênio a partir de 1915 e nega o fato até hoje) a vitória teve um sabor mais do que especial.

A equipe da Rússia venceu a Alemanha e terminou com o mesmo número de pontos da Armênia, mas no desempate os resultados do tiebreak era piores ficando assim com a medalha de prata. Em terceiro lugar ficou a equipe da Ucrânia (medalha de bronze), que venceu a China na última rodada.

Este é o terceiro título olímpico da Armênia, depois de ganhar o ouro em 2006 e 2008. A Armênia que sempre foi uma potencial mundial no Xadrez, instituiu o ensino do esporte nas escolas em maio de 2011.

A volta dos enxadristas à Armênia está programada para a próxima segunda-feira, às 20h00 (13h00 de Brasília), no aeroporto de Zvartnots em Yerevan. A população da capital está programando uma recepção digna aos campeões.

**A reportagem do Portal Estação Armênia está aguardando o retorno do paulistano (G.M) Krikor Sevag Mekhitarian que participou das Olimpíadas pela equipe do Brasil e que contará um pouco mais sobre o evento.

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais

Deixe um comentário