Da Redação

Armênia estreia em premiação européia de arquitetura contemporânea

A Comissão Européia e a Fundação Mies van der Rohe anunciaram a lista de obras que concorrem ao Premio da União Europeia de Arquitetura Contemporânea 2022 – o Premio Mies van der Rohe. Juntando-se ao lote das primeiras nomeações anunciadas em fevereiro de 2021, a lista completa compreende 532 trabalhos concorrentes que serão resumidos a 40 participantes em janeiro para serem julgados em abril de 2022 e premiados no mês seguinte.

Participam da competição trabalhos que tenham sido concluídos entre outubro de 2018 e abril de 2021 em 41 países. O prêmio, concedido bienalmente, fornece uma compreensão global da situação arquitetônica na Europa. No grupo de indicados, percebe-se um grande equilíbrio entre as funções das obras: 18% dos empreendimentos correspondem a estabelecimentos de ensino, 18% a moradias unifamiliares e outros 18% a edifícios de uso misto. 13% correspondem a moradias coletivas e 11% a prédios culturais.

A Armênia participa pela primeira vez do Prêmio Mies van der Rohe, e já é representada por quatro obras arquitetônicas.

Hotel Hover Boutique – Dilijian

Por pnstudio

Na base do terreno está a cidade de Dilijan com sua história, cultura e arquitetura. Depois de estudar as edificações, surgiu a ideia de uma cobertura inclinada, que, por sua vez, garante uma drenagem adequada de acordo com a zona climática.

Prédio 1 – Ani Avagyan, Sona Manukyan

Um desafio para criar um edifício cuja aparência arquitetônica esteja em harmonia com o terreno, o ambiente e a natureza que se apresentam diante de nós.

Escolhemos as pedras da região como material de cobertura. A maior parte das pedras são retiradas de edifícios antigos já desconstruídos, que contêm a história e as memórias da cidade. O resto das pedras foram trazidas do rio da cidade de Dilijan. A ideia do tijolo à volta da janela é retirada da antiga arquitetura típica de Dilijan, que, por sua vez, tem um carácter construtivo: desde o início, a ideia do edifício era criar um embate entre o antigo e o novo. Atrás da alvenaria (da antiga em ruínas) ergue-se uma estrutura moderna com as suas soluções simples. E a partir desse confronto, tentamos criar uma brecha no tempo.

Edifício 1
A cave e o primeiro piso do edifício são de betão armado, enquanto o piso superior é de construções metálicas leves. As paredes externas são de tijolo duplo com isolamento térmico Penoplex instalado no meio. A cobertura é de telha flexível, sob a camada de telha da qual existe uma estrutura de madeira e camada de isolamento térmico.

Edifício 2
Junto ao primeiro edifício existia um edifício semi-construído, o que prejudicava esteticamente o ambiente geral. Depois de consultar o cliente, decidiu-se comprar, reconstruir e fazer de acordo com a primeira estrutura e ambiente criado. Em termos de construção, nada mudou, apenas a escada foi adicionada, e os locais das aberturas foram alterados. Os dois edifícios estão em pleno funcionamento agora, como parte de um complexo completo. Com seus zoneamentos aconchegantes, estão mais em harmonia com a natureza.

Centro de Tecnologia de Vanadzor – Vanadzor

Por Archcoop

O edifício, muito danificado durante o terramoto de 1988, foi restaurado, reforçado, equipado com tecnologias modernas e renovado com novos materiais. Atualmente, o prédio funciona como uma incubadora de startups.

A vista do edifício do sudeste – Sona Manukyan, Ani Avagyan

O prédio restaurado, que costumava ser o Instituto Politécnico, está localizado em Vanadzor, terceira maior cidade da Armênia. O objetivo do projeto era construir um edifício que criasse um ambiente propício ao desenvolvimento da ciência e à promoção da inovação.

O edifício, como a maioria dos construídos durante a era soviética, não tinha resistência a terremotos, não tinha isolamento térmico e não tinha sistemas de engenharia. Era um edifício padrão com estrutura de painéis pré-fabricados. O principal objetivo era o reforço da estrutura do edifício, que foi efetuado por meio de una cinta de concreto e diafragmas para garantir a rigidez da estrutura.

Existem poços de comunicação ligados às escadas de ambos os lados da entrada principal do edifício, que se encontram na parte de trás do pátio envidraçado. Os sistemas de engenharia são colocados no telhado acima do corredor.

A ideia principal do projeto era minimizar a interferência com a arquitetura do campus existente e criar um ambiente harmonioso. O isolamento térmico do edifício foi realizado por telhas de perlita expandida. O esquema construtivo do edifício foi complementado com diafragmas, que fornecem rigidez. Cintas de concreto esticadas no alçado garantem a conexão da estrutura aos painéis de concreto.

A manutenção do sistema de engenharia é descomplicada devido à sua acessibilidade. Há pontes e corredores projetados para a manutenção do pátio envidraçado e da claraboia. Na parte explorável direita da cobertura, existe um piso elevado, revestido a laje de basalto com sistema de drenagem sob o solo. O custo de construção não excedeu a estimativa, graças ao uso de materiais de construção locais e as soluções de engenharia certas.

Smart Center do Fundo Crianças da Armênia – Vanadzor

Por Studio Paul Kaloustian

O Smart Center é um hino lírico à paisagem. A Armênia sempre foi um país de pessoas obstinadas, apegadas às suas terras e cultura ancestrais. O projeto tenta ancorar a população rural e oferecer-lhes oportunidades para um futuro melhor.

Vista do pátio – Ieva Saudargaite

A arquitetura do campus estabelece uma nova leitura da natureza e da estrutura. A forma orgânica do centro abraça a paisagem criando uma faixa sinuosa como uma passarela ao redor de um imenso pátio. O edifício térreo espalha-se horizontalmente de acordo com a forma do terreno. A transparência das fachadas de vidro conecta o recinto com o imenso pátio além dele. Ele amplia a paisagem.

Este jogo contraditório de escala entre paisagem e construção, confunde todas as fronteiras visuais. A mistura se torna uma linguagem arquitetônica essencial onde a arquitetura se torna uma porta de entrada para a natureza e em troca a arquitetura é adotada pela paisagem como sua extensão.

O grande desafio que enfrentamos foi a comunicação com os empreiteiros locais, portanto, optamos por estar mais envolvidos e presentes no local criando uma conexão humana com a equipe e os moradores das vilas ao redor e, mais importante, os jovens futuros usuários do Centro. Confiança e conexão foram nossa principal estratégia.

A Armênia tem uma longa história com aço e concreto com um excelente know-how dos tempos soviéticos, decidimos usar esses materiais para questões sustentáveis, bem como criar oportunidades para as fábricas locais e sua população.
A estrutura mista com concreto e aço parecia ser a mais adequada e econômica; também usamos o artesanato local para nossas paredes de concreto curvas in-situ. Queríamos que o edifício fosse construído por habitantes locais, para que se empenhassem na sua construção e lhes dessem um sentimento de orgulho. De construtores a usuários, fico muito feliz em dizer que eles se apropriaram do prédio, que se tornou seu orgulho.

O Centro Tumo para Tecnologias Criativas – Gyumri

Por DW5

O Centro Tumo para Tecnologias Criativas é um centro de aprendizagem de mídia digital gratuito. Ele está localizado em uma estrutura que foi construída inicialmente na década de 1850, a antiga casa de ópera Gyumri. O centro de 2.500 m² está localizado no edifício reabilitado, ao qual uma série de melhorias foram adicionadas.

Fachada leste – Sona Manukyan

O Teatro Gyumri é uma das relíquias históricas da cidade. Sofreu várias alterações para servir vários programas que vão desde uma Casa do Povo, durante a era soviética, a um centro de transmissão de televisão local. A nossa intervenção consiste na reconfiguração do edifício do Teatro Gyumri em plataformas de aprendizagem interativas e espaços de espetáculos, celebrando simultaneamente as atividades do centro e sua relação com o entorno. As fachadas sul e leste do edifício, inicialmente construídas em pedra turfa local e acabadas em gesso branco, foram restauradas, enquanto todas as outras fachadas e adições são totalmente visíveis, reproduzidas em uma cor vermelha vibrante, contrastando com a paleta monocromática da paisagem urbana circundante .

O esquema enfatiza o impacto no tecido social e cultural da cidade ao conectá-lo aos espaços públicos existentes em um gesto que reconcilia os diferentes níveis topográficos aos quais se dirige. Os principais espaços estudantis estão localizados no piso térreo, acessíveis a partir da fachada leste no nível inferior do parque, enquanto todas as outras funções públicas, como o saguão principal, administração e anfiteatro público são acessados ​​no nível da rua superior ao longo da fachada oeste, do telhado do espaço térreo. Projetado como um espaço público interativo, incluindo um arco imponente, bar e espaços comuns de reunião, o telhado atua como uma conexão entre as atividades internas e externas, aninhado abaixo de um grande dossel cuja parte inferior espelhada reflete os acontecimentos vibrantes do centro para os arredores cidade. O anfiteatro público é exposto no nível superior, exteriorizando o conteúdo interno do complexo por meio de projeções externas.

A restauração do Teatro Gyumri e o esquema de implementação do Centro Tumo para tecnologias criativas foi um exercício colaborativo entre o estúdio de arquitetura de Bernard Khoury / DW5, equipe de técnicos do centro, engenheiros e artesãos locais. Desde a concepção até as etapas de execução, esta colaboração estreita e contínua levou ao estabelecimento de estratégias de design que aproveitaram ao máximo o know-how local. A capacidade dos artesãos de construção local de transformar as técnicas convencionais de construção, propondo táticas de produção altamente inventivas e adaptáveis, possibilitou que desenvolvêssemos soluções muito específicas para a maioria dos setores de construção, minimizando a dependência de métodos e materiais de construção importados. Isso incluiu trabalhos específicos de alvenaria, a fabricação de componentes estruturais e o projeto e fabricação de móveis especiais e itens de menor escala.

Matérias Relacionadas
Esportes

Armênia empata com a Croácia e mantém invencibilidade

Em partida amistosa, a seleção armênia conseguiu buscar um empate com os atuais vice-campeões…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Explosões em Beirute: tragédia afeta comunidade armênia

Fontes : Asbarez, PanArmenian, News.am, Armenpress, Mirror Spectator Uma enorme…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Patriarca armênio da Turquia morre e Erdogan expressa condolências em armênio

Hoje, dia 8 de março de 2019, morreu o Arcebispo Mesrob II Mutafyan, o octogésimo quarto Patriarca…
Leia mais

Deixe um comentário