ArtsakhTudo

15 prefeitos franceses reconhecem Artsakh e exortam a França a seguir o exemplo

Fontes :

Quinze prefeitos franceses emitiram uma declaração reconhecendo a independência da República de Nagorno-Karabakh (Artsakh) na última terça-feira, dia 17 de novembro, instando o governo francês e a comunidade internacional a também reconhecê-la.

A declaração observa que, desde a independência em 1991, a República de Artsakh sempre garantiu estabilidade institucional para seu próprio povo em bases democráticas nunca contestadas, integridade territorial e defesa, bem como prosperidade econômico-cultural, acrescentando que a perda de territórios pode levar a uma situação extremamente desfavorável, em particular em termos de preservação de centenas de igrejas e catedrais antigas.

Leia abaixo:

“O Azerbaijão reacendeu o conflito de Karabakh em 27 de setembro de 2020, que havia sido congelado por um cessar-fogo instável desde 1994, lançando uma ofensiva em grande escala sem precedentes contra a república autodeterminada.

O exército do Azerbaijão, que incluía mercenários que serviram em grupos jihadistas sírios, resultou em uma crise humanitária em Nagorno Karabakh (Artsakh), que foi acompanhada por graves violações das convenções internacionais em conflitos armados.

Tanto a capital Stepanakert quanto as comunidades fronteiriças foram bombardeadas. Muitos civis foram mortos e milhares de pessoas de Artsakh foram deportadas.

À meia-noite de 10 de novembro, após 44 dias de combates sangrentos, um acordo de cessar-fogo assinado sob os auspícios das autoridades russas entrou em vigor, fixando as posições das partes em conflito.

Embora as disposições finais deste acordo não sejam de todo satisfatórias, elas ajudam pelo menos a salvar vidas de ambas as partes. A perda de territórios pode levar a situações extremamente desfavoráveis, nomeadamente no que diz respeito à preservação de centenas de igrejas e catedrais antigas.

A este respeito, a queda de Shushi, a segunda cidade de Artsakh, está repleta do perigo de privar o povo de Artsakh de sua própria memória histórica, dada toda a destruição sem precedentes que ocorreu na cidade, incluindo a Igreja Ghazanchetsots recentemente renovada.

A partir de agora, é nosso dever não nos esconder atrás de uma neutralidade cautelosa, o que significa aprovar a agressão do Azerbaijão. Devemos reafirmar nosso total apoio ao povo amigo, apoiando o retorno do povo armênio às suas terras ancestrais.

Reunir todos os componentes de um estado em conformidade com o direito internacional – território, população, soberania, a República de Nagorno Karabakh (Artsakh)  – sujeito de direito, dotado de soberania que legitimamente representa o povo de Artsakh. As pessoas unidas no território do estado Artsakh estão radicalmente conectadas com a terra de seus ancestrais, com uma língua comum, história comum, cultura herdada e religião. Dados esses fatores cruciais, a independência de Artsakh nos parece, mais do que nunca, legalmente forte, legítima e justa.”

A declaração foi assinada por

Nicolas DARAGON, Prefeito de Valencia (Drôme)
Laurence FAUTRA, prefeito de Décines (Rhône)
Thierry KOVACS, prefeito de Viena (Isère)
Hervé REYNAUD, prefeito de Saint-Chamond (Loire)
Philippe MARINI, prefeito de Compiègne (Oise)
Richard MALLIE, prefeito de Bouc-Bel-Air (Bouches-du-Rhône)
Michel AMIEL, prefeito de Pennes Mirabeau (Bouches-du-Rhône)
Jean-Jacques GUILLET, prefeito de Chaville (Hauts de Seine)
Luc CARVOUNAS, prefeito de d’Alfortville (Hauts de Seine)
Maud TALLET, Prefeita de Champs sur Marne (Seine et Marne)
Marie-Hélène THORAVAL, Prefeita de Romans-Sur-Isère (Drôme)
Marlène MOURIER, prefeita de Bourg-lès-Valence (Drôme)
Nathalie NIESON, prefeita de Bourg-de-Péage (Drôme)
Christian GAUTHIER, prefeito de Chatuzange-le-Goubet (Drôme)
Sylvie GAUCHER, prefeita de Guilherand-Granges (Ardèche)

Matérias Relacionadas
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais
Artsakh

Ataques azeris, a rendição do exército e o futuro de Artsakh

Fontes : Hetq, Asbarez, Diario Armênia, Panarmenian Na última…
Leia mais
Artsakh

Armênia e Azerbaijão negociam proposta de paz em Artsakh e na fronteira do território armênio

Fontes : Asbarez, Asbarez, Armenpress Os ministros das Relações…
Leia mais

Deixe um comentário