Da RedaçãoTudo

Turquia mostra descaso com o lixo acumulado ao longo do Monte Ararat


As íngremes ladeiras que separam as bases de acampamentos de alpinistas que vão em busca do topo do Monte Ararat estão cheias de sujeiras, dejetos e restos de comidas. É o que denunciou recentemente um grupo de alpinistas ao Ermeni Haber, jornal turco que cobre pautas armênias. Por fotos enviadas à agência de notícias, nota-se o total descaso das autoridades turcas com a montanha.

“Sim, é muito preocupante. Que administração regional poderá recolher isso tudo? Em 2003, também escalei o topo. Todas as vezes, trouxemos de volta o que havíamos levado. Não é tão difícil, explicou um dos alpinistas entrevistados pelo diário Asbarez.

Procurado por alpinistas do mundo todo por seus 5.137 metros, o Monte Ararat é sagrado para os armênios, primeiro povo a aceitar o cristianismo como religião oficial de em 301 DC. Lá, segundo o capítulo de Gênesis da Bíblia cristã, após 40 dias de dilúvio a Arca de Noé teria encalhado nas encostas do monte e, à partir de lá, criou-se uma nova civilização.

 

Veja o vídeo:

 

 


O Monte Ararat fez parte dos territórios armênios da época dos reino da Grande Armênia e sempre fez parte da paisagem armênia, em ambos os lados. Entretanto, há mais de um século, a montanha está dentro das fronteiras da atual Turquia e também é chamada de monte Agri.

O Monte Ararat é um símbolo nacional do povo armênio.

 

Em julho de 2012, o fotógrafo e arquiteto brasileiro de origem armênia, Stepan Norair Chahinian escalou o Monte Ararat (relembre aqui). Logo depois, pudemos realizar uma entrevista com Norair, que contou detalhes da escalada.

Esta notícia utilizou informações de Ermeni Haber, Asbarez e Diario Armenia.

 

 

 Estação Armênia Entrevista: Norair Chahianian, o brasileiro que escalou o Monte Ararat.

 

 

Sobre o autor

Artigos

Jornalista de formação, é editor-chefe do site Estação Armênia.

Deixe um comentário