EsportesTudo

O percurso do Noah rumo ao título histórico da Armenian Cup

Equipe conquistou a Copa da Armênia após um jogo dramático contra o Ararat-Armênia e esse foi o caminho trilhado pelos campeões até a taça.

Oitavas de final: Noah 1 x 0 Ararat Yerevan

No dia 3 de novembro de 2019 Noah iniciou sua campanha em Yerevan com uma vitória sofrida de 1 a 0 em casa sobre o Ararat Yerevan pelas oitavas de final da Armenian Cup, o único gol da partida foi marcado por Mayrovich. Na época o Ararat Yerevan liderava a Armenian Premier League.

Quartas de final: Van 0 x 1 Noah

Nas quartas de final, no dia 27 de novembro de 2019, o Noah enfrentou uma equipe da segunda divisão, o FC Van, e venceu a partida fora de casa, na cidade de Charentsavan, por 1 a 0, gol de Hovhannisyan.  Outro jogo dificílimo para o Noah.

Semifinal-Ida: Urartu 0 x 1 Noah

As semifinais da Armenian Cup foram decididas em jogos de ida e volta. No dia 11 de março, em Yerevan, o Noah venceu fora de casa por 1 a 0 com gol marcado aos 30 minutos do primeiro tempo pelo russo Alan Tataev. Esta foi a ultima partida do Noah antes da parada nos campeonatos por conta da pandemia do Covid-19.

Semifinal-Volta: Noah 2 x 1 Urartu

Após a retomada do futebol armênio pós-quarentena, Noah e Urartu se enfrentaram no dia 24 de junho com estádio vazio pelo jogo de volta das semifinais da Armenian Cup. O Noah abriu o placar aos 3 minutos do primeiro tempo com Mayrovitch de pênalti. Aos 20 minutos o Noah ficou com um jogador a menos após expulsão de Gareginyan e o Urartu empatou em seguida com Kobzar aos 23.

O cenário parecia dramático para o Noah com 10 em campo e sofrendo pressão do Urartu que buscava a virada, mas aos 33 minutos do segundo tempo o Noah garantiu a classificação com gol de Lavrishchev. Final: Noah 2 x 1 Uratu, o placar agregado ficou 3 x 1 para o Noah.

Final: Noah 5 (7) x (6) 5 Ararat-Armênia

Noah e Ararat-Armênia se enfrentaram com o estádio vazio na sexta feira 10 de julho no Yerevan Football Academy Stadium e fizeram uma das partidas mais emocionantes da história do futebol. O Ararat-Armênia abriu o placar com o artilheiro do campeonato. Ogana Louis sozinho na cara do gol marcou aos 8 minutos do primeiro tempo. O segundo gol do Ararat-Armênia foi um gol contra marcado por Tatayev aos 23 minutos. O Ararat dominava a partida e chegou ao terceiro gol aos 29 com Otubanjo. A reação do Noah veio aos 39 minutos, após falha do goleiro, o russo Mayrovich chutou para marcar o primeiro do Noah. O Ararat-Armênia nem deixou o Noah comemorar e marcou o quarto gol da partida aos 40 minutos. O primeiro tempo acabou com o Ararat-Armênia vencendo por 4 a 1 e com o título encaminhado.

Muita gente acreditava que o Ararat-Armênia administraria o resultado e asseguraria o título com facilidade. Mas o segundo tempo reservava surpresas. Aos 11 minutos pênalti pro Noah: Azarov cobrou com perfeição e diminuiu a diferença. O terceiro gol do Noah veio aos 15, novamente o russo Mayrovich mandou a bola pra rede. Aos 22 o Noah conseguiu alcançar o inesperado: o moldavo Dan Spătaru marcou o quarto gol do Noah e empatou a partida. O segundo tempo acabou empatado em 4 a 4.

Após o empate no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. No primeiro tempo o placar manteve-se empatado em 4 a 4. No segundo tempo da prorrogação, aos 9 minutos, outro pênalti para o Noah. Azarov novamente cobrou com perfeição e virou o placar: Noah 5 x 4 Ararat. A festa do Noah durou pouco, pois aos 10 minutos, Otubanjo empatou novamente, 5 a 5.

Com o empate na prorrogação a partida foi para os pênaltis. Na primeira cobrança, Nahapetyan do Ararat e Bor do Noah erraram seus chutes. 0 a 0. Em seguida Kobyalko (Ararat) e Azarov (Noah) acertaram: 1 a 1. Na terceira tentativa, Angelo acertou para o Ararat e Avetisyan errou para o Noah: Noah 1 x 2 Ararat. Na quarta cobrança, Malakyan errou para o Ararat e Gareginyan marcou para o Noah: 2 x 2. Em seguida Otubanjo (Ararat) e Dmitriev (Noah) acertaram: 3 a 3.

Empatados em 3 a 3 nas cobranças normais, as equipes foram para as cobranças alternadas. Sanogo, Christian, e Guz acertaram para o Ararat Kovalenko, Grigoryan e Kryuchkov acertaram para o Noah. 6 a 6.

As duas equipes partiam para a nona cobrança. Danielyan chutou forte pra fora. Se o Noah acertasse, ficaria com o título. Krusnauskas bateu confiante e acertou. Final Noah 7 x 6. Noah campeão da Armenian Cup.

A jovem equipe do Noah foi fundada em 2017 com o nome de FC Artsakh, a mudança de nome ocorreu em 2018. Na copa Armênia 2017-18 o time foi eliminado na estreia, em 2018-19 novamente caiu nas quartas de final, nas temporadas anteriores a Armenian Cup contava com apenas 8 times e se iniciava nas quartas. Na temporada 2019-20 a equipe chega ao primeiro titulo da sua jovem história.

Noah e Ararat-Armênia se enfrentarão novamente na terça feira, 14 de julho pela última rodada da Armenian Premier League em uma partida que vai decidir o campeão do torneio. O Ararat-Armênia é o líder do campeonato com 49 pontos e precisa apenas de um empate para ser campeão. O Noah vem logo em seguida com 48 e precisa vencer para levantar o troféu.

Sobre o autor

Artigos

Paulistano, pai do Victor. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho, Doutor Palhaço aos finais de semana, torcedor fanático do Ararat Yerevan, fã do SOAD e por consequência da cultura Armênia.
Matérias Relacionadas
Tudo

Ararat Yerevan é campeão da Armenian Cup

Equipe quebra o jejum de 12 anos sem títulos. O tradicional FC Ararat Yerevan conquistou no…
Leia mais
Esportes

Brasileiro Marcos Pizzelli nomeado embaixador do futebol da Armênia na América do Sul

Fontes : ArmRadio O ex-jogador da Seleção da Armênia Marcos Pizzelli…
Leia mais
EsportesTudo

Noah é campeão da Supercopa da Armênia

Temporada 2020-21 do futebol armênio foi inaugurada com um jogo emocionante. No último domingo…
Leia mais

Deixe um comentário