ConheçaTudo

Conheça: Wordtris, o jogo coproduzido pelo presidente da Armênia para GameBoy

O atual presidente da Armênia, Armen Sarkissian, foi um dos autores de um dos primeiros jogos educativos para computador, Gameboy e Super Nintendo em 1991, a adaptação de Tetris, Wordtris.

Sarkissian se formou no Departamento de Física e Matemática da Universidade Estadual de Yerevan.

Ele atuou como professor de física na Universidade Estadual de Yerevan entre 1976 e 1984. Em 1988, tornou-se Chefe de Modelagem Computacional de Eventos Físicos Complexos no Departamento de Física Teórica da mesma universidade. Mais tarde, tornou-se professor da Universidade de Cambridge.

Um dos modelos matemáticos que projetou em um grupo da Universidade de Yerevan tinha aplicação em diferentes setores.

“Um, por exemplo, é a modelagem em tempo real. Por exemplo, imagine que você deseja construir uma usina térmica ou uma usina nuclear e deseja modelá-la. O desastre de Chernobyl aconteceu como resultado do fato de as pessoas serem educadas no sistema real. Depois disso, foi dada uma tarefa para modelá-lo em um computador. Tornou-se claro que pode ser aplicado em outros setores, por exemplo, biologia, ciências sociais. Acabou que também pode ser usado em tradução mecânica”, disse Sarkissian em entrevista à Armenpress.

Ele acrescentou que, como uma opção simplificada de modelagem, eles começaram a criar o Wordtris. “A IBM e a Nintendo compraram esse jogo conosco, e a empresa que possuía os direitos autorais do jogo se chamava Armenika. Esta empresa está registrada em Delaware e já teve sucessos dos EUA até a Coréia”, disse Sarkissian.

No jogo, o jogador precisa combinar letras caindo para que formem palavras (de três letras ou mais) para que as peças sejam eliminadas e sejam computados pontos. As palavras podem ser formadas na vertical ou horizontal e existe uma palavra escolhida em cada nível que quando formada elimina todos as peças em jogo (e soma mais pontos).

Sobre o autor

Artigos

Co-criador do Portal Estação Armênia. Engenheiro Mecânico e de automação, Descobri a ascendência armênia tardiamente e tenho me dedicado à criar conteúdo online para a comunidade desde então. Atualmente morando em Toronto.
Matérias Relacionadas
CulturaTudo

Você conhece o carnaval armênio?

(Em 2024 o Paregentan é comemorado no dia 11 de fevereiro.) O Paregentan (ou Barekendan) é uma…
Leia mais
CulturaDa Redação

Batalha de Avarayr: Há 1573 anos os armênios se rebelavam contra o Império Persa

Em 2024 os armênios celebram os 1573 anos doVartanants, a celebração mais popular da Igreja…
Leia mais
Eventos

Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo

Lançamento de “Entrelaçando Linhas e Memórias: Bordadeiras Armênias em São Paulo&#8221…
Leia mais

Deixe um comentário