Da RedaçãoTudo

Parlamento armênio aprova lei polêmica de rastreio de celulares

The Armenian Mirror-Spectator

O Parlamento armênio concedeu esta semana ampla autoridade ao governo da Armênia para rastrear a localização e contatos dos moradores por meio de seus telefones, como uma medida para retardar a propagação do novo coronavírus CoViD-19.

O Ministério da Justiça apresentou um projeto de lei em 30 de março que permitiria ao governo coletar dados de usuários de telefones celulares, incluindo a localização, os números que eles ligaram e quando as chamadas foram feitas.

“Detectar telefonemas de uma pessoa infectada nos últimos 14 dias, combinando-os com dados de localização, seria muito útil na luta contra o vírus”, escreveu o ministro da Justiça Rustam Badasyan em um post no Facebook. A Armênia registra 736 casos, 7 mortes e 43 recuperados neste 03 de abril.

Para a surpresa de muitos observadores, o projeto falhou em sua segunda leitura em 31 de março, obtendo apenas 65 dos 67 votos necessários para a aprovação. Somente membros da coalizão majoritária My Step votaram a favor e vários membros não puderam comparecer enquanto observavam as eleições em Artsakh.

Mas o governo e o My Step se reuniram rapidamente.

Apenas algumas horas depois, outra sessão de emergência foi convocada. O mesmo projeto de lei foi reintroduzido e sua primeira leitura ocorreu sem a presença de partidos da oposição. “Queridas pessoas: às 16h58, recebi uma ligação dizendo que uma sessão de emergência aconteceria às 17h. Tínhamos dois minutos para chegar à votação”, escreveu um membro do Partido Armênia Próspera, Arman Abovyan, em sua página no Facebook. .

O My Step, no entanto, classificou como falta de responsabilidade da oposição.

Um parlamentar majoritário, Aren Mkrtchyan, postou uma foto da Assembléia Nacional meio vazia, com a legenda: “O desprezo da oposição parlamentar em relação aos cidadãos da Armênia neste momento crucial”.

Após outra segunda leitura, mais tarde, naquela noite, o parlamento aprovou a lei com a oposição boicotando.

O parlamento havia aprovado a primeira leitura no dia anterior em circunstâncias menos controversas, apesar da oposição de ambos os partidos da oposição e alguns membros do My Step.

“Isso é um revés para a democracia”, disse Naira Zohrabyan, chefe do comitê de direitos humanos e membro do Partido Armênia Próspera, durante o debate sobre a medida. O esforço de vigilância seria “uma coisa sem sentido, sem sentido. Os enormes recursos que você gastaria para nos rastrear, gaste-os nas fronteiras para testar [a doença] em todos os pontos de entrada da Armênia. ”

Outros questionaram como a aquisição pelo governo dos contatos eletrônicos dos usuários de telefone ajudaria a conter a propagação da doença.

“Para mim, e talvez para meus colegas, não está claro o que esses dados sobre duas pessoas (conversando por telefone) dariam ao Estado”, disse o presidente do parlamento, Ararat Mirzoyan.

“As pessoas podem ser infectadas nas lojas”, disse outro ministro do My Step, Narek Zeylanyan. “As chamadas não são uma indicação de contato físico.” (No final, porém, Mirzoyan e Zeylanyan votaram a favor da medida).

O líder de outra oposição, Edmon Marukyan, disse que o parlamento estava fazendo mais para espalhar a doença, reunindo 132 parlamentares em um espaço fechado, do que para evitá-la através da lei. Mais tarde, ele twittou uma foto de si mesmo lendo uma cópia de 1984 de George Orwell.

O governo tentou minimizar as alegações de que a coleta de informações seria um exagero.

“As informações sobre o final das chamadas não serão coletadas. Todos os dados serão destruídos o mais tardar um mês após a revogação do estado de emergência ”, disse Badasyan no parlamento em 31 de março.

Ele disse que versões desta técnica de vigilância já foram usadas com sucesso por outros países, incluindo Coréia do Sul, Israel e China. A Armênia seria o primeiro país do Cáucaso ou da Ásia Central a adotar essa abordagem, ao que parece.

Muitos especialistas em tecnologia da informação e direitos humanos estavam céticos em relação à abordagem do governo.

A lei “não corresponde aos princípios de direitos humanos e liberdades”, disse o ativista de direitos humanos Artur Sakunts ao site de notícias Caucasiano Knot. “Limitar o movimento é uma medida preventiva suficiente para combater a epidemia de coronavírus, portanto a lei será absolutamente ineficaz. É uma iniciativa absurda que levará a um enfraquecimento da legitimidade do governo”.

Um proeminente analista de TI, Samvel Martirosyan, escreveu no Facebook que não está claro como os dados coletados melhorariam o processo de quarentena. “Por outro lado, essa é uma ótima ferramenta para controle político”, escreveu ele. “Precisamos estabelecer controle público da coleta de dados e sua eventual exclusão. Não devemos confiar na boa vontade do governo nesta questão. ”

Мartirosyan disse que alguns países que usaram a vigilância por telefone como uma ferramenta contra-coronavírus adotaram mais precauções do que a Armênia parece ter. “Quem coletará [os dados] – eles têm capacidade para lidar com os dados com segurança? Não temos experiência em fazer isso até agora “, disse ele à Eurasianet. “Além disso, é importante observar que na Alemanha, por exemplo, eles coletam os dados sobre a localização das pessoas, mas são anônimos. Eles apenas sabem que uma certa quantidade de pessoas está localizada em um só lugar. ”

O que também causou intrigas na Armênia foi a declaração de 24 de março de um funcionário do governo – Suren Krmoyan, consultor do vice-primeiro-ministro Tigran Avinyan – de que a Armênia havia adaptado do Irã um aplicativo voluntário para ajudar os cidadãos a determinar se têm coronavírus. A versão iraniana acabou rastreando a localização geográfica de todos os usuários em tempo real e relatando-a ao governo.

“O primeiro cenário pode ser que o governo clonou o aplicativo iraniano e os dados estão sendo coletados, mas não utilizados”, disse Martirosyan. “Outro cenário é se o governo está obtendo acesso aos seus dados, o último e o mais engraçado é que o Irã está obtendo os dados”.

Matérias Relacionadas
Da RedaçãoTudo

Armênia aprova vacina russa contra o COVID-19 Sputnik V

Fontes : Hetq, Tass O Ministério da Saúde da Armênia aprovou a vacina…
Leia mais
Da RedaçãoTudo

Profissionais de saúde pedem que igrejas armênias ajudem a combater Covid

Profissionais de saúde armênios de todo o mundo pedem a contribuição das igreja armênias no…
Leia mais
EditorialTudo

Editorial: A causa armênia não tem dono

Dois mil e vinte é ano de eleições municipais no Brasil e presidenciais nos Estados Unidos da…
Leia mais

Deixe um comentário